Autor: Monojit Mandal
O Boston Celtics fez uma grande jogada ao negociar com o astro letão Kristaps Porzingis, aumentando suas chances de ganhar o título da NBA. O Celtics transferiu Marcus Smart para o Grizzlies e Tyus Jones para o Wizards em uma transação de sucesso de bilheteria que combinou o Washington Wizards e o Memphis Grizzlies, abrindo as portas para que Porzingis se juntasse à famosa equipe.
O Celtics está dependendo da combinação de Porzingis, Jayson Tatum e Jaylen Brown para catapultar o time para a glória do campeonato, seguindo a tendência da NBA de montar escalações e trios repletos de estrelas. Porzingis enfrenta uma enorme pressão ao suceder o famoso Marcus Smart, mas o letão de 27 anos está pronto para a tarefa e sente que este é o auge de sua carreira.
Kristaps Porzingis demonstrou confiança em sua capacidade e vontade de ter sucesso em Boston em sua primeira entrevista coletiva como Celtic. “Estes são os melhores anos para um jogador de basquete, na minha opinião.” Meu corpo está se desenvolvendo, e a idade me ajudou a atingir um nível mais alto. Sinceramente, acho que ainda tenho muitos anos de desempenho de alto nível pela frente. “O esforço valeu a pena“, disse ele.
O jogador disse que o processo de negociação em si foi uma montanha-russa que o manteve acordado. Depois de uma noite sem dormir, a notícia acabou sendo divulgada, e Porzingis acordou e se viu como um Celta de Boston. Ele ficou muito feliz e extasiado com a perspectiva de jogar em um dos times mais respeitados da NBA.
Porzingis oferece ao Celtics um conjunto de habilidades únicas, principalmente sua capacidade de arremesso de longa distância. Ele tem uma porcentagem de arremessos de três pontos de 38,5% e já provou ser capaz de fazer arremessos decisivos quando é mais importante. Ele também é um poderoso reboteiro e bloqueador de chutes.
No entanto, o atleta teve problemas com lesões no passado, o que gerou preocupações sobre sua disponibilidade a longo prazo. Ele perdeu toda a temporada 2018-19 com uma ruptura do LCA e ficou de fora de 23 jogos com uma ruptura do menisco na temporada 2020-21. Apesar dessas dificuldades, Porzingis demonstrou lampejos de seu enorme potencial, conquistando uma posição na terceira equipe da All-NBA em 2020. Durante a temporada 2022-23, ele teve uma média de 23,2 pontos, 8,4 rebotes e 2,7 assistências por jogo.
Porzingis tem o potencial de se tornar uma força dominante na NBA devido às suas habilidades e flexibilidade extraordinárias. Os Celtics têm certeza de que, se ele conseguir se manter saudável, será um elemento importante de seu quebra-cabeça de campeonato. Porzingis, que mede 1,80 m de altura, foi escolhido como a quarta opção geral no sorteio de 2015 da NBA pelo New York Knicks e agora começa um novo capítulo em sua carreira, como membro do Boston Celtics.
O time fez uma aposta calculada ao adquirir Kristaps Porzingis, contando com o astro letão para trazer suas qualidades únicas para a busca pelo título. Com sua capacidade de pontuar, arremessar de longa distância e presença defensiva, ele tem o potencial de levar o jogo do Celtics a novos patamares. Entretanto, seu histórico de lesões ainda é uma fonte de preocupação. Se o jogador conseguir manter-se saudável e atingir todo o seu potencial, a equipe poderá colher os benefícios do risco, fortalecendo sua posição como candidato à NBA. À medida que a temporada avança, todos os olhos estarão voltados para Porzingis, que tentará fazer jus à badalação em torno de sua chegada e levar o Celtics ao prêmio máximo: um título da NBA.