Autor: Amrit Santlani
No dia do prazo final da janela de transferências de 2023, muitos grandes movimentos foram concluídos pelos principais clubes de toda a Europa. O Manchester City concluiu a contratação de Matheus Nunes do Wolves em um negócio recorde de venda de £53 milhões. Os campeões da Premier League elevaram seus gastos totais no verão para £216,1 milhões com as chegadas de Josko Gvardiol, Mateo Kovacic e Jeremy Doku no início da janela. Nunes, de 25 anos, foi a contratação recorde do Wolves, embora tenha deixado claras suas intenções de assinar com os campeões da Premier League.
O Manchester United não ficou muito atrás e concluiu a contratação do meio-campista marroquino Sofyan Amrabat. O jogador da Fiorentina se junta ao clube de Old Trafford em um contrato de empréstimo de uma temporada por 10 milhões de euros, com opção de compra por 20 milhões de euros + 5 milhões de euros adicionais no próximo ano.
A equipe de Erik ten Hag também contratou Sergio Reguilon por empréstimo de uma temporada do Tottenham Hotspur. Não há cláusula de compra, o United contratou o espanhol para cobrir a lesão de Luke Shaw.
O Paris Saint-Germain, por sua vez, continuou gastando pouco. Os parisienses concluíram a contratação de Randal Kolo Muani do Eintracht Frankfurt por 90 milhões de euros, e o francês assinou um contrato até 2028. Muani se torna a 11ª grande contratação dos gigantes da Ligue 1 neste verão, após as chegadas de alto nível de Marco Asensio e Ousmane Dembele, entre outros.
O Barcelona também fechou dois contratos de empréstimo de alto nível: o time catalão contratou o lateral João Cancelo, do Man City, por empréstimo de uma temporada, sem opção de compra incluída no negócio. Da mesma forma, João Félix também chegou por empréstimo de uma temporada, sem opção de compra, pelo Atlético de Madrid.
Houve muitos outros negócios que aconteceram no dia-limite: o ex-atacante do Real Madrid Mariano Diaz foi para o Sevilla, Mason Greenwood foi emprestado ao Getafe pelo Man United depois da reação à reintegração do jogador em Old Trafford. Brennan Johnson se juntou ao Tottenham em um pacote de 47 milhões de libras do Nottingham Forest, com contrato assinado até 2029.
O Barça emprestou Eric Garcia ao Girona e Abde ao Real Betis, enquanto Rob Holding deixou o Arsenal para se juntar ao Crystal Palace por uma taxa de £4 milhões.