Autor: Monojit Mandal
Em um raro sucesso para o basquete filipino, o renomado Jimmy Alapag está deixando sua marca na NBA como técnico de desenvolvimento de jogadores do Sacramento Kings. O ex-armador, que mede 1,80 m, vem subindo rapidamente na carreira de técnico, tendo trabalhado anteriormente como assistente técnico do Stockton Kings da G League nos últimos dois anos. Ele agora é membro da equipe técnica de Mike Brown no Sacramento Kings, que inclui talentos como De’Aaron Fox e Domantas Sabonis.
O caminho de Alapag para os níveis de técnico da NBA foi pavimentado por uma carreira de sucesso como jogador. Ele se aposentou em 2016 após 12 anos no TNT Tropang Giga e dois anos no Meralco Bolts. Logo depois de se aposentar como jogador, Alapag assumiu o cargo de técnico do San Miguel Alab Pilipinas na Liga de Basquete da ASEAN. Alapag levou a equipe filipina ao título em sua primeira temporada e a uma excelente classificação para as quartas de final na temporada seguinte, ambas com Bobby Ray Parks Jr. como seu principal jogador.
Em 2020, a lenda do basquete de 45 anos mudou-se para os Estados Unidos para trabalhar como um dos assistentes de confiança de Bobby Jackson na franquia da G League dos Kings. Alapag acrescenta grande experiência à equipe técnica do Kings como seis vezes campeão da PBA, duas vezes jogador mais valioso das finais e uma vez MVP da temporada.
As habilidades de Alapag no basquete vão além da liga local, pois ele foi um membro importante da equipe nacional das Filipinas de 2007 a 2013. Ele ganhou o apelido de “O Capitão”, atuando como comandante de quadra do Gilas em várias competições internacionais, ganhando aclamação e respeito dentro e fora das quadras.
Suas contribuições para a Associação de Basquetebol das Filipinas (PBA) são lendárias. Alapag é considerado um dos melhores jogadores da história da PBA, tendo recebido dois prêmios de MVP das finais da PBA e três prêmios de melhor armador da PBA. Além disso, ele é um dos 40 maiores jogadores da PBA, consolidando seu legado como um herói do esporte.
Alapag não é apenas uma figura renomada entre os fãs de basquete filipinos, mas também um modelo para os aspirantes a jogadores, devido à sua grande liderança, atuações de embreagem e capacidade de acertar arremessos importantes. Seu impacto vai muito além das quadras, pois ele atua como técnico e administrador. Em especial, ele trabalhou como assistente técnico da equipe nacional do Gilas Pilipinas e como gerente de equipe do TNT Tropang Texters.
Alapag tem satisfação em contribuir com a comunidade como filipino-americano. Ele faz palestras rotineiras em clínicas e eventos de basquete, e seu envolvimento em várias organizações filantrópicas demonstra sua dedicação em exercer uma grande influência na sociedade.
Alapag foi eleito para o Hall da Fama da PBA em 2019 em reconhecimento às suas realizações excepcionais para o esporte, solidificando seu status como um dos maiores nomes de todos os tempos da liga.
O novo emprego de Jimmy Alapag no Sacramento Kings é certamente um grande marco para ele pessoalmente e para a comunidade de basquete das Filipinas como um todo, devido à sua vasta experiência, habilidades excepcionais e paixão pelo esporte. Enquanto ele embarca nessa nova aventura, seu caminho continua a inspirar e elevar jovens jogadores de basquete não apenas nas Filipinas, mas em todo o mundo.