Autor: Monojit Mandal
Placar: Celtics 102 – 128 Heat
O Heat não demonstrou compaixão ao derrotar o Celtics por 128 a 102, no Jogo 3, das Finais da Conferência Leste da NBA de 2023. O Heat agora tem uma vantagem dominante de 3 a 0 na série, colocando o Celtics à beira da eliminação. Os jogos seguintes serão imperdíveis para o Boston, que precisa vencer todos eles, para manter vivo o sonho do título.
O ataque ofensivo do Heat foi liderado por Gabe Vincent e Duncan Robinson, que marcaram 29 e 22 pontos, respectivamente. Seus excelentes arremessos de três pontos, no entanto, tiveram uma grande influência no jogo.
Jayson Tatum e Jaylen Brown, do Celtics, marcaram 11 e 12 pontos, respectivamente, no primeiro quarto. No entanto, seus esforços foram igualados por Jimmy Butler e Max Strus, do Heat, que marcaram 12 pontos. O Miami tinha uma vantagem de oito pontos no final do primeiro quarto, com o placar mostrando 30-22, a seu favor.
O Celtics tentou acompanhar o Heat no segundo quarto, mas o Miami os manteve afastados. O Heat marcou 31 pontos no quarto, perdendo para o Boston por 15 pontos no intervalo, graças às incríveis enterradas de Bam Adebayo e a uma forte corrida de 17-6. O Celtics marcou 24 pontos no quarto, mas não conseguiu diminuir a diferença.
Gabe Vincent foi dominante, acertando muitos arremessos de três pontos, enquanto o Celtics lutava com arremessos de três pontos perdidos, lay-ups (bandeja) e alley-oops (ponte aérea). Os anfitriões continuaram a dominar, marcando 32 pontos durante todo o quarto, enquanto o Boston marcou apenas 17. Com uma vantagem de 30 pontos, o ânimo do Celtics caiu visivelmente.
Os 12 minutos restantes do jogo foram uma formalidade, pois o Heat garantiu que sua margem nunca caísse para menos de 27 pontos. Embora o Boston tenha igualado a pontuação do Miami no quarto período, com 39 pontos contra 35 do Heat, foi muito pouco e muito tarde para o Celtics salvar a partida.
Os artilheiros do Celtics com dois dígitos de pontuação foram Jaylen-Brown, Jayson Tatum, Grant-Williams, Payton-Pritchard e Luke Kornet. No entanto, nenhum deles conseguiu marcar mais de 12 pontos.
Gabe Vincent liderou o Heat com 29 pontos, o recorde de sua carreira, incluindo seis arremessos de três pontos, em nove tentativas. Caleb Martin fez 18 pontos, Jimmy Butler fez 16 pontos e Duncan Robinson fez 22 pontos, acertando cinco de suas sete tentativas de três pontos.
Embora o arremesso de três pontos de Marcus Smart no início do segundo tempo tenha reduzido a vantagem do Celtics para 61 a 49, o Miami imediatamente assumiu o controle com uma corrida incrível de 28 a 7, criando uma vantagem de 33 pontos, com 89 a 56. O desempenho dominante do Heat deixou a multidão de 20.088 torcedores empolgada, embora o resultado parecesse praticamente garantido. Será que o Heat terminará a varredura ou o Celtics conseguirá se recuperar? Os fãs de basquete estão ansiosos pelo próximo capítulo, desse acirrado confronto de playoffs.