Autor: Barkha Roy
O Brighton, que faz sua primeira participação na Liga Europa, enfrentou um empate formidável durante a seleção da fase de grupos na sexta-feira. A equipe de Roberto De Zerbi, que faz sua estreia no futebol continental depois de terminar em sexto lugar na Premier League na última temporada, foi submetida a um teste rigoroso. Os Seagulls estão no Grupo B, ao lado do Ajax e do Olympique de Marselha, que já venceram a Liga dos Campeões.
O gigante holandês Ajax, que já conquistou o título europeu quatro vezes, será um grande desafio, enquanto o Olympique de Marselha, vencedor da Copa da Europa em 1993, dá ainda mais peso à competição. O caminho do Brighton nesse torneio se torna ainda mais desafiador, pois o time enfrentará o AEK Atenas, atual campeão grego. Sua campanha na Europa terá início na quinta-feira, 21 de setembro.
O Liverpool, tricampeão da competição durante sua atuação anterior como Copa da UEFA, agora está no Grupo E. Os Reds enfrentarão o LASK, da Áustria, o Union St Gilloise, da Bélgica, e o Toulouse, da França.
O West Ham, que representa a Premier League após sua vitória na final da Liga Europa Conference na última temporada, foi colocado no Grupo A. O West Ham está se preparando para enfrentar o formidável Olympiacos, 47 vezes campeão grego, o time alemão Freiburg e o recém-chegado TSC Backa Topola, da Sérvia.
O Rangers, que recentemente passou para a Liga Europa após a derrota nos play-offs da Liga dos Campeões contra o PSV Eindhoven, enfrentará agora o Real Betis da Espanha. Esse confronto tem um significado especial para o Rangers, pois marca o retorno a Sevilha, local da derrota na final da Liga Europa de 2022 para o Eintracht Frankfurt. Junto com eles no Grupo C estão o Sparta Praga, da República Tcheca, e o campeão cipriota Aris Limassol.
O caminho para a fase eliminatória é simples: os vencedores dos oito grupos garantirão passagem direta para as oitavas de final. Ao mesmo tempo, os oito segundos colocados se enfrentarão contra os terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões nos play-offs da fase eliminatória. Todos os olhos agora estão voltados para a tão esperada final da Liga Europa, firmemente marcada para 22 de maio em Dublin.
Liga da Conferência 2023/24
Enquanto isso, o Aston Villa fez um retorno triunfal ao futebol europeu, com o objetivo de seguir o exemplo do West Ham e acabar com sua longa seca de troféus. O clube de Midlands, vencedor da Copa da Europa há mais de quatro décadas, provou o sabor da prata pela última vez há 27 anos. No entanto, o otimismo está crescendo no Villa Park com a presença de Unai Emery, um mestre das competições europeias, no comando.
O tetracampeão da Liga Europa conduziu o Villa a um respeitável sétimo lugar em nível nacional na última temporada, o que lhe garantiu uma vaga na Liga da Conferência Europa deste ano. A competição ganhou um prestígio significativo, principalmente depois das recentes vitórias da Roma de José Mourinho e do triunfo do West Ham em junho.
We’re back 🎶🥰#UECL || #UECLdraw pic.twitter.com/mCI0y9O0q4
— UEFA Europa Conference League (@europacnfleague) September 1, 2023
No Grupo E, o Villa enfrentará o AZ Alkmaar, semifinalista da última temporada, que foi eliminado pelo West Ham, além do Legia Warsaw e do azarão bósnio Zrinjski.
A competição conta com vários clubes de destaque, incluindo os finalistas da última temporada, a Fiorentina, e o campeão da Liga Europa de 2022, o Eintracht Frankfurt. Equipes francesas e belgas, como Lille, Club Brugge e Gent, estão entre os primeiros colocados, enquanto o Pote 1 inclui Fenerbahçe, Ferencvaros e Dinamo Zagreb.
A fase de grupos terá início com a primeira rodada de jogos em 21 de setembro e terminará em 14 de dezembro. Em fevereiro, serão realizados os play-offs da fase eliminatória, com os vice-campeões dos grupos da Liga da Conferência Europa e os terceiros colocados da Liga Europa. Os vencedores desses confrontos avançarão para as oitavas de final, juntando-se aos vencedores dos grupos da Liga da Conferência Europa, que garantem a classificação automática. A final está marcada para 29 de maio em Atenas.