Autor: Soorya G
As brasileiras foram eliminadas da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina da FIFA depois de um empate em 0 a 0 com a surpreendente Jamaica. As jamaicanas demonstraram imensa garra para segurar o empate sem gols em um jogo emocionante até o apito final. Ao fazer isso, a Jamaica produziu uma das maiores surpresas do torneio e, o que é mais importante para ela, garantiu a classificação para as rodadas de mata-mata da cobiçada competição pela primeira vez em sua história.
As brasileiras, sem dúvida, dominaram o jogo durante os noventa minutos, mas não conseguiram marcar o gol, seja por causa da incrível firmeza da defesa jamaicana, seja por azar. A Seleção teve várias chances de abrir o placar, mas acabou não aproveitando nenhuma delas. Para contextualizar, o Brasil teve 68% de posse de bola no jogo e deu 17 chutes na rede jamaicana, em comparação com os quatro chutes das Reggae Girls. A meio-campista do Tottenham, Drew Spence, foi brilhante, pois cumpriu maravilhosamente suas funções defensivas, frustrando o ataque brasileiro em mais de uma ocasião.
An emotional rollercoaster. 🎢
The @SelecaoFeminina fans went through it all at the #FIFAFanFestival. 🇧🇷#BeyondGreatness | #FIFAWWC pic.twitter.com/8CLVM5MA04
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) August 3, 2023
Depois de um primeiro tempo sem gols, cada minuto que passava parecia levar as brasileiras a um desespero exponencialmente maior, já que elas continuavam a pressionar em busca do gol que as classificaria para a próxima fase. Elas chegaram muito perto em alguns momentos, com Debinha e Andressa Alves desperdiçando suas chances. O meio-campista jamaicano Allyson Swaby quase fez um grande favor à Seleção ao marcar um gol contra, mas as Reggae Girls escaparam por um triz.
A Jamaica também teve a oportunidade de resolver a questão por conta própria quando a capitã Khadija Shaw teve uma grande chance de marcar o gol, mas chutou para fora. No entanto, a equipe de Lorne Donaldson não se preocupará com a chance perdida por enquanto, mas comemorará a classificação para a Copa do Mundo. O Brasil, por outro lado, ficará desanimado ao voltar para casa depois de uma campanha insatisfatória.
Resultados da terceira rodada
Grupo A
Noruega x Filipinas 6-0, Suíça x Nova Zelândia 0-0
Grupo B
Canadá x Austrália 0-4, Irlanda x Nigéria 0-0
Grupo C
Costa Rica x Zâmbia 1-3, Japão x Espanha 4-0
Grupo D
China x Inglaterra 1-6, Haiti x Dinamarca 0-2
Grupo E
Portugal x EUA 0-0, Vietnã x Holanda 0-7
Grupo G
Argentina x Suécia 0-2, África do Sul x Itália 3-2
Grupo F
Jamaica x BRASIL 0-0, Panamá x França 3-6
Grupo H
Marrocos x Colômbia 1-0, Coreia do Sul x Alemanha 1-1
1/8 de final
Suíça – Espanha
Holanda – África do Sul
Japão – Noruega
Suécia – EUA
Austrália – Dinamarca
França – Marrocos
Inglaterra – Nigéria
Colômbia – Jamaica