Autor – Amrit Santlani
Faltando apenas duas rodadas para o fim da La Liga nesta temporada, o campeão pode ter sido coroado no FC Barcelona, mas ainda há muito pelo que lutar. O Real Madrid saltou de volta para o segundo lugar no início da semana, depois de derrotar o Rayo Vallecano por 2 a 1 e ultrapassar o Atlético de Madri. Os comandados de Diego Simeone só conseguiram reagir com um empate, em um emocionante 3 a 3 com o Espanyol.
O Real Betis sofreu um duro golpe em sua busca por uma vaga na Liga Europa para a próxima temporada, já que o Getafe, ameaçado pelo rebaixamento, conquistou três pontos cruciais para se manter acima da zona de descenso. Além disso, o Valencia, que foi multado pela RFEF após o incidente de racismo de Vinicius Junior, perdeu pontos contra o Mallorca, o que piorou ainda mais a situação da equipe de Ruben Baraja, que está apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.
Na quinta-feira, o Real Betis recebeu o Getafe no Benito Villamarín, com os dois times desesperados por três pontos, enquanto lutavam nas extremidades opostas da tabela. Omar Alderete abriu o placar aos 69 minutos do segundo tempo, dando a liderança aos visitantes, antes que os homens de Manuel Pellegrini ficassem com dez jogadores, já que German Pezzella foi expulso.
Enquanto isso, o Atlético caiu para o terceiro lugar depois de empatar com o Espanyol. Saul Niguez abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, antes de Antoine Griezmann e Yannick Carrasco colocarem os Rojiblancos com 3 a 0 de vantagem. Os anfitriões lutaram bravamente e os gols de Cesar Montes, Joselu e Vinicius Souza ajudaram a roubar um ponto para o Espanyol.
O Valencia está perigosamente acima do rebaixamento, após a derrota de 0 a 1 para o Mallorca. Vedat Muriqi marcou o único gol do jogo aos 64 minutos do segundo tempo, garantindo os três pontos para a sua equipe.
Na sexta-feira, o Osasuna recebeu o Athletic Club em uma batalha acirrada pela vaga na Liga Europa Conference. O Osasuna derrotou o Bilbao por 2 a 0 no El Sadar, com Ante Budimir abrindo o placar aos 50 minutos do primeiro tempo, seguido pelo gol de Lucas Torro aos 77 minutos do segundo tempo, garantindo os três pontos para os anfitriões.