Autor – Amrit Santlani
O Newcastle United garantiu sua vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2003, após o empate em 0 a 0 com o Leicester City, ameaçado de rebaixamento, na penúltima rodada da temporada da Premier League. O Newcastle acertou a trave três vezes, deu 23 chutes (dos quais 4 foram no alvo), mas, mesmo com essa vantagem, poderia perder. Aos 93 minutos do segundo tempo, Castagne acertou o único chute do Leicester no jogo – apenas a reação de Pop salvou o Newcastle.
Antes da última rodada: O Southampton está definitivamente fora (24 pontos). Mais dois times em três (Everton, Leicester e Leeds) lhe farão companhia.
Apenas um desse trio pode escapar:
– O Everton (33 pontos) recebe o Bournemouth
– O Leicester City (31 pontos) recebe o West Ham
– O Leeds (31 pontos) recebe o Tottenham
Os comandados de Eddie Howe precisavam de apenas um ponto para garantir sua vaga na Liga dos Campeões e conseguiram conquistar um ponto depois de empatarem no St James’s Park, na noite de segunda-feira.
Embora o Newcastle tenha um ponto de vantagem sobre o quarto colocado, o Manchester United, os comandados de Erik Ten Hag também têm um jogo a menos e podem chegar ao terceiro lugar se vencerem o Chelsea no final desta semana.
Os Foxes visitaram o Newcastle em busca de uma vitória dramática para se manterem vivos na primeira divisão, mas foram colocados em desvantagem logo de cara. A equipe de Dean Smith sobreviveu a um ataque inicial do time da casa, quando Callum Wilson, teve seu gol negado pela trave e, mais tarde, sua tentativa de gol de cabeça foi afastada pela linha de fundo.
Miguel Almiron acertou a trave em um ataque subsequente do Newcastle, já que a equipe de Howe não conseguiu abrir o placar apesar de dominar a bola. No segundo tempo, o chute de Alexander Isak ao gol foi bem defendido por Daniel Iversen, antes de a equipe de Howe acertar a trave novamente em um escanteio. Do outro lado, o Leicester teve uma chance gloriosa de roubar os três pontos, mas o chute de Timothy Castagne foi impedido por uma defesa de primeira de Nick Pope, e os dois times dividiram o placar no tempo regulamentar.
O meio-campista brasileiro Bruno Guimarães impressionou o Newcastle e jogou os noventa minutos, mas também recebeu um cartão amarelo.
Refletindo sobre a conquista da Liga dos Campeões por sua equipe, Howe afirmou que eles não começaram a temporada com esperanças de que terminariam entre os quatro primeiros.
“(Nossa expectativa) certamente não era ficar entre os quatro primeiros“, disse o técnico do Newcastle à Sky Sports. “Acho que você sempre tem esperança, sempre acredita e precisa sonhar. Mas não sentimos que estávamos prontos para isso. Depois da batalha da última temporada contra o rebaixamento, a questão era se poderíamos nos consolidar e nos tornar uma equipe melhor“, acrescentou Howe.
“Não ter aquele flerte com o rebaixamento e tentar tentar a sorte, tem sido incrível“, afirmou ele.