(Autor: Barkha Roy)
O trio formado por Gabriel Jesus, Ben White e Granit Xhaka deixaram seus nomes na lista de marcadores, na partida em que os Gunners recuperaram sua vantagem de oito pontos no topo da Premier League, vencendo de forma dominante o Leeds United, por 4 x 1.
A vitória do Manchester City sobre o Liverpool em casa na hora do almoço de sábado reduziu a diferença para cinco pontos, mas o pênalti de Jesus no primeiro tempo – cometido por Luke Ayling contra o brasileiro – colocou o time de Mikel Arteta na frente logo após a marca de meia hora.
O Leeds criou mais chances no primeiro tempo, com Rasmus Kristensen, Crysencio Summerville e Jack Harrison testando o goleiro Aaron Ramsdale. No entanto, eles ficaram ainda mais para trás dois minutos depois, quando Ben White converteu um cruzamento rasteiro de Gabriel Martinelli na parte inferior da trave.
A partir de então, o Arsenal dominou, e Jesus, que havia sido listado no lugar de Bukayo Saka, fez 3 a 0 com uma finalização de primeira após cruzamento de Leandro Trossard. Kristensen descontou para o Leeds, mas com um gol de cabeça de Granit Xhaka, após um lançamento de Martin Odegaard, selou a vitória a seis minutos do fim.
Durante grande parte da primeira meia hora, parecia que os Gunners teriam uma tarde frustrante enquanto lutavam contra a defesa disciplinada e organizada dos visitantes. O remate feroz de Kristensen do canto da área foi defendido por Aaron Ramsdale no primeiro minuto, antes de Martinelli ter um remate ao gol bloqueado na outra ponta.
No entanto, os líderes da Premier League só precisavam de ritmo, e voltaram a confiar em Ramsdale nos minutos que antecederam o primeiro gol de Jesus. Depois de uma corrida, Crysencio Summerville acertou um chute rasteiro nos braços do goleiro do Arsenal, antes que o poderoso chute de Harrison de perto fosse desviado pelo jogador de 24 anos.
No entanto, o pênalti certeiro em Jesus pareceu acalmar os nervos do time da casa, que a partir daí viu o jogo com total facilidade, dando ao técnico Arteta sua 100ª vitória como técnico do Arsenal (em todas as competições).
Antes do jogo, o técnico do Leeds, Gracia, afirmou que a recente pausa internacional deixou sua equipe com “grandes problemas” antes da viagem ao norte de Londres, com Max Wober e Wilfried Gnonto sofrendo lesões enquanto jogavam por seus respectivos países.
No Emirates, os visitantes usaram uma formação 4-3-3, com Crysencio Summerville e Luis Sinisterra em ambos os lados e Brenden Aaronson na frente, e Jack Harrison, Rasmus Kristensen e Marc Roca no meio-campo.
Aparentemente, Harrison recebeu instruções estritas para marcar Odegaard quando os Gunners estavam com a posse de bola, e ele fez um excelente trabalho sufocando-o nas primeiras trocas de passes. Infelizmente para a equipe de Gracia, eles não conseguiram aproveitar três boas chances no primeiro tempo e nunca pareceram se recuperar do pênalti de Jesus no primeiro tempo.
O Leeds segue na 16ª colocação com 26 pontos, um ponto à frente do Leicester City, 18º colocado. Abril deve ser um mês crucial para a equipe de Gracia, pois eles procuram manter a cabeça acima da água, com jogos contra Nottingham Forest, Crystal Palace, Leicester e Bournemouth nos próximos seis jogos.
Enquanto isso, a sétima vitória consecutiva do Arsenal na liga levou o time a 72 pontos em 29 jogos, enquanto o City, que ainda precisa enfrentar o Arsenal em casa, está com 64 pontos em um jogo a menos.