Antiga promessa revelada e lançada no time principal da Atalanta e ex-jogador do Milan e da seleção italiana, Mattia Caldara encerrou sua carreira, este sábado, aos 31 anos. Vítima de muitos problemas físicos ao longo das últimas temporadas, o jogador italiano detalhou os sentimentos da aposentadoria precoce motivada por duas lesões sofridas em 2018/19: uma no tendão de Aquiles, outra no joelho.
“Uma folha em branco, uma caneta. Fecho os olhos, expiro. Volto a abri-los, chegou o momento. Querido futebol, despeço-me de ti. Decidi parar. Não, não foi uma decisão fácil. Nem mesmo é fácil escrever estas palavras. ‘Querido futebol, me despeço de ti’. Continuo a reler. Talvez seja uma forma de aceitar. De aceitar um pouco mais”, começou por dizer na carta publicada pelo jornalista Gianluca Di Marzio.
Mattia Caldara
Total
Defensor – 31 anos
246
Jogos
18963
Minutos
18
Gols
3
Assistências
44
1
2
2x
ver mais >
“Agora encontrei alguma tranquilidade, mas demorei para tomar esta decisão. Tudo começou em julho, após uma consulta com um especialista: ‘Mattia, já não tens cartilagem no tornozelo. Se continuares, em alguns anos teremos de te colocar uma prótese’. Meu corpo me traiu. Desta vez, talvez, de forma definitiva”, continuou.
Após destaque no início da carreira pela Juventus, Caldara chegou a ser comprado pela Juventus e, sem nunca entrar em campo pela Velha Senhora, foi negociado em seguida com o Milan. Ao todo, movimentou mais de 50 milhões de euros em transferências.
Foi justamente no primeiro ano em Milão, depois de ter feito os primeiros e únicos jogos pela seleção italiana, que os problemas físicos começaram a antecipar o fim da carreira. Caldara ainda tentou jogar uma última temporada pelo Modena em 2024/25, mas resolveu colocar um ponto final em sua carreira como jogador.

