Há uma década, Wilson Sabóia estreava no comando da seleção brasileira feminina de futsal. Dez anos depois, o treinador segue no cargo como o treinador mais longevo da história da Amelinha, uma sequência histórica de vitórias consecutivas e apenas uma derrota no currículo.
Oficialmente, Sabóia foi anunciado como treinador da seleção feminina no dia 16 de setembro de 2015, mas a sua estreia aconteceu apenas dois meses depois. Em 24 de novembro de 2015, o treinador iniciou a sua trajetória na seleção brasileira com uma goleada contra a Costa Rica, por 9 a 0, pela primeira rodada do Mundialito, na Guatemala.
O primeiro desafio no comando da Canarinho terminou com a conquista do sexto título da competição extraoficial e o primeiro de Wilson Sabóia com o Brasil.
Durante a sua trajetória de dez anos no cargo, o experiente treinador comandou a seleção por 67 jogos e conquistou a incrível marca de 64 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, acumulando 97% de aproveitamento. O único revés aconteceu em março de 2022, em um amistoso contra a Espanha, perdido por 3 a 2.
Desde o último resultado negativo, Wilson Sabóia emplacou 38 vitórias consecutivas na seleção feminina e defende a sequência impecável até hoje. A vitória contra o Irã na estreia da Copa do Mundo aumentou a série invicta.
Com uma década de história na Canarinho, o treinador também se isolou como o treinador com mais jogos pela seleção feminina. Além de Sabóia, com 67 jogos, a lista ainda contempla Vander Iacovino com 19, Pipoca com 13, Cris com 10, Manoel Tobias com 7 e Eder Popiolski com cinco.
Além de mais longevo, Wilson Sabóia também se tornou o treinador mais vitorioso do Brasil. Campeão do último Mundialito, o treinador conquistou o tetra da Copa América e defendeu a hegemonia verde-amarela. Em torneios amistosos, Sabóia ainda conquistou três vezes o Torneio de Xanxerê, além títulos na Tailândia, em Portugal e outras disputas.
Dono de um trabalho impecável na Amarelinha, o treinador busca comemorar uma década na seleção com a cereja do bolo: o título da primeira Copa do Mundo Fifa. Depois da estreia contra o Irã, o Brasil se prepara para enfrentar a Itália nesta quarta-feira.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por oGol Futsal (@futsal_ogol)
Subscrever a nossa newsletter

