Até a semana passada o Bodo/Glimt jamais tinha vencido um jogo na Liga dos Campeões, mas hoje os noruegueses comemoram uma vaga nos play-offs, avançando por detalhes, na 23ª colocação da primeira fase da competição. O feito encerrou um jejum de 29 anos do futebol norueguês, que não chegava a uma fase de mata-mata no torneio há quase três décadas.
A última vez que a Noruega teve um representante nas fases eliminatórias da principal competição de clubes europeia foi na temporada 1996/97, quando o Rosemborg avançou na segunda posição do Grupo D (eram apenas quatro chave na época), deixando para trás o Milan. Nas quartas de final, empate em casa contra a Juventus e derrota por 2 a 0 em Turim, encerrando a participação norueguesa em mata-mata na Champions até os dias de hoje.
Esta é a primeira participação do Bodo/Glimt na Champions League. O clube – que completa 110 anos em 2026 – teve uma trajetória complicada, vencendo apenas dois dos oito jogos que fez, além de somar com outros três empates. As duas vitórias, contudo, deram um contorno épico para a classificação.
Para começar, vale destacar que, devido ao rigoroso inverno na região, o futebol norueguês tem um calendário diferente do restante da Europa, já que sua liga começa em março e termina em dezembro. Com isso, o Bodo/Glimt estava sem atuar desde a sexta rodada da Champions, realizada em 10 de dezembro do ano passado.
O primeiro jogo de 2026 foi uma vitória por 3 a 1 sobre o Manchester City, justamente seu primeiro triunfo na história da competição, na última semana. Ontem (28), veio a segunda vitória, uma virada contra o Atlético de Madrid, no Metropolitano, na capital espanhola, que garantiu a classificação.
Equipe em ascensão
Foi em 2020 que o Glimt conquistou seu primeiro título nacional, mas nas últimas seis edições do Norueguês foram quatro taças e dois vice-campeonatos.
No cenário europeu o cenário se reflete. Na temporada 2021/22, eles atingiram as quartas de final da Conference League e, em 2024/25, deixou para trás o Olympiacos e a Lazio antes de cair diante o Tottenham na semifinal da Liga Europa. Agora, na primeira participação na Liga dos Campeões, a campanha já é histórica até para o país.
Subscrever a nossa newsletter

