Entre fãs ou críticos, uma ideia em torno dos trabalhos de Tite costuma ser quase unânime: seus times são difíceis de bater. Uma imagem que, aos poucos, vem sendo desfeita. Desde o fim frustrado de seu ciclo com a seleção brasileira, o técnico acumula decepções, e repete resultados que há muito não conhecia.Veja TambémBotafogo atropela Cruzeiro na estreia do Brasileiro: Veja como acompanhamosBotafogo muda na segunda etapa e começa o Brasileirão com goleada sobre o Cruzeiro
Nesta quinta-feira, o Cruzeiro de Tite sofreu uma traumática derrota para o Botafogo, em goleada de 4 a 0, na estreia do Brasileirão. Não foi um resultado isolado. Antes, tinha perdido para o Democrata e para o arquirrival, Atlético, em jogos pelo Mineiro. Três derrotas em série. Algo raro para o técnico, conhecido por comandar equipes sólidas defensivamente.
É preciso recuar para o ano de 2013 para encontrar uma série igual na carreira de Tite. Na época, no comando do Corinthians, o treinador passou por uma fase complicada, marcada em especial pela quantidade de empates com a equipe.
A última goleada sofrida por Tite por quatro gols de diferença datava também de 2013. Naquela temporada, o treinador corintiano perdeu por 4 a 0 para a Portuguesa.
Má fase desde o Flamengo
Tite sonhava em trabalhar no futebol europeu após o período com a seleção. Mas o fracasso em duas Copas do Mundo acabou por atrapalhar sua imagem no exterior. Sem propostas de maior relevo, acabou por ser convencido pelo projeto milionário do Flamengo em 2023… Uma experiência que não correu como esperado.
No Rubro-Negro, Tite foi campeão Carioca. Mas deixou a equipe sem deixar muitas saudades, embora tenha comandado a equipe na maior parte da trajetória do título da Copa do Brasil, eliminando outro favorito, o Palmeiras, no caminho. Deu lugar a Filipe Luís.
No recorte dos últimos 20 jogos foram 10 derrotas, entre os trabalhos no Cruzeiro e no Flamengo, com apenas sete vitórias e três empates. Em clubes com ambição alta, Tite parece ainda sofrer para retomar o ritmo dos seus tempos de sucesso pré-seleção (e até na seleção, quando sofreu raras derrotas).
“Dar um passo para trás, simplicidade, sentir todas as críticas justas, que elas vão acontecer pela grandeza do Cruzeiro. Trabalhar e reverter dentro do campo, não tem outra forma”, lamentou o técnico após a derrota para o Botafogo.
Vale lembrar que Tite ainda recebeu antes do Cruzeiro convite para retornar ao Corinthians. Estava com tudo apalavrado para assumir o clube onde fez seus melhores trabalhos. Mas uma crise forte de ansiedade o fez retroceder no acordo. Não tem sido fácil a nova adaptação do técnico à rotina de pressão diária do futebol de clubes do Brasil.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

