Aos 41 anos, Thiago Silva está de volta ao futebol europeu. Depois de dois anos no Fluminense, o zagueiro foi anunciado como reforço do Porto, de Portugal, neste sábado (10). O jogador assinou um contrato válido até o fim da atual temporada, no meio de 2026, chegando sem custos ao time português.
Thiago Silva já vestiu a camisa do Porto, sendo esta sua primeira experiência internacional, na temporada 2004/05, quando fez 14 jogos pela equipe B do clube antes de voltar ao Fluminense e se destacar no futebol brasileiro.
“Olá nação portista, estou aqui para anunciar o meu retorno aos Dragões e dizer o quanto eu estou feliz e lisonjeado com esta oportunidade. Estou super motivado, espero que possa ajudar da melhor maneira possível. Eu gostaria de agradecer ao nosso presidente André Villas-Boas pela oportunidade, ao nosso mister Francesco Farioli também, e dizer o quão ansioso eu estou por estar mais uma vez vestindo essas cores. Conto com o apoio de vocês e espero vocês no Dragão”, disse o jogador no vídeo divulgado de seu anúncio, que conta com a participação do jornalista Fabrizio Romano, famoso por sua atuação no mercado da bola.
???????????????? ???????? ?????????? ????????
Ladies and Gentlemen, an announcement from Mr. ???????????????????????? ????????????????????
???? @fabrizioromano @tsilva3 #SeguimosJuntos pic.twitter.com/YJgDUJQOKX
— FC Porto (@FCPorto) December 20, 2025
Com grande renome no futebol mundial após passagens bilhantes com as camisas do Milan, PSG e Chelsea, além da seleção brasileira, o nome do zagueiro era especulado para um possível retorno ao rubro-negro italiano, ou para a equipe azul de Londres. Thiago Silva teria ainda a Copa do Mundo de 2026 como um objetivo e buscava uma equipe europeia para tentar convencer o técnico Carlo Ancelotti sobre sua convocação.
Em 2025, no Flu, Thiago Silva atuou em 46 jogos na disputa do Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão, Copa Sul-Americana e o Mundial de Clubes no meio do ano. O zagueiro marcou quatro gols e deu uma assistência.

