O técnico espanhol Robert Moreno não conseguiu nenhuma vitória na temporada sob o comando do FK Sochi, da elite russa. Foi demitido após uma sequência de quatro derrotas seguidas no final de agosto, mas só agora seu nome virou alvo de polêmica: é acusado de ter usado o Chat GPT para comandar a equipe, do plano de treino até a busca por reforços no mercado.
Em entrevista recente, Andrei Orlov, ex-diretor da equipe, revelou que o uso da inteligência artificial foi um dos motivos para a demissão do espanhol.
“Aqui vai um exemplo engraçado: quando estávamos nos preparando para uma viagem a Khabarovsk, Robert disse: ‘Já está tudo planejado. Configurei todos os parâmetros de viagem no ChatGPT. Precisamos chegar no dia do jogo. Vamos treinar uma hora mais cedo em Sochi e, dois dias antes da partida, começaremos às sete da manhã’. Olhei para a apresentação: de acordo com ela, os jogadores não deveriam dormir por 28 horas. Perguntei: ‘Robert, tudo ótimo, mas quando os caras vão dormir?’. Moreno inseriu os novos parâmetros e a apresentação atualizou. No fim, seguimos o cronograma que o ChatGPT havia criado”, disse o diretor em entrevista ao site russo championat.com.
Orlov citou ainda quando a inteligência artificial teria definido a contratação de um jogador: “No verão passado, estávamos procurando um atacante e tínhamos que escolher entre Vladimir Pisarsky, Pavel Meleshin e Artur Shushenachev. Queríamos dois. Com a saída de Guarirapa, contratamos três. Moreno inseriu os dados de Pisarsky, Meleshin e Shushenachev do Wyscout no ChatGPT. Shushenachev foi considerado o melhor jogador pelo GPT”, garantiu.
O treinador, por sua vez, negou as acusações: “Nunca usei o Chat GPT ou nenhuma inteligência artificial” para preparar partidas, decidir escalações e escolher jogadores”, começou por dizer.
“Como qualquer comissão técnica, usamos ferramentas de análises (vídeos, dados, scouting) para organizar informação, mas as decisões esportivas e humanas são sempre do treinador e do staff, garantiu.
Ex-técnico de Monaco e Granada, com passagens pela base da Espanha e como auxiliar técnico da Fúria, Robert Moreno foi rebaixado e subiu de divisão com o Sochi, e está sem clube desde que foi demitido ainda em 2025.
Subscrever a nossa newsletter

