O técnico Vanderlei Luxemburgo confirmou a sua aposentadoria. Aos 73 anos, ele não trabalha desde 2023, quando deixou o Corinthians. Assim, chegou ao fim a trajetória de um dos treinadores brasileiroas mais vitoriosos da história.
“Eu não quero mais ser técnico. Nunca falei isso para ninguém. Hoje eu estou falando no programa mesmo. Eu larguei a carreira de técnico e não quero mais”, anunciou durante participação no programa Galvão e Amigos, da Band.
O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo terminou em setembro de 2023, quando foi demitido do Corinthians. Na sua terceira passagem pelo Timão, ele acumulou 38 jogos, 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, sendo eliminado na fase de grupos da Libertadores e na Copa do Brasil para o rival São Paulo. Também fazia campanha de meio de tabela no Brasileirão.
Trajetória vencedora
O primeiro trabalho de Vanderlei Luxemburgo foi no Campo Grande, do Rio de Janeiro. Aos 37 anos, ele chegou como aposta no Bagrantino e acabou como campeão da Série B.
O seu primeiro grande feito foi realizado em 1990. O Bragantino surpreendeu a todos e, na terceira fase do Paulista, terminou à frente de Corinthians e Santos em seu grupo, garantindo vaga na decisão, que ficou conhecida como “Final Caipira”, contra o Novorizontino. Com dois empates, acabou campeão.
A primeira passagem em um time grande foi no Flamengo, mas sem grande sucesso. Em 1993 chegou ao Palmeiras e se sagrou bicampeão estadual e brasileiro, comandando um time de craques da “Era Parmalat”.
Depois de passagens por Flamengo, Palmeiras (novamente) e Santos, Luxa conquistou seu terceiro título brasileiro comandando o Corinthians em 1998.
Assim, Luxemburgo chegou à seleção brasileira. No entanto, o trabalho não foi bom, apesar da Copa América de 1999 conquistada, repleto de polêmicas extracampo e sem conseguir finalizar o ciclo para a Copa do Mundo de 2002.
Em 2002. Luxemburgo ganhou pela quarta vez o Campeonato Brasileiro, dessa vez comandando o Cruzeiro em um ano especial e repleto de títulos. Em 2004, liderando o Santos e os “Meninos da Vila” com Robinho como líder em campo, o técnico conquistou o seu último Brasileirão.
Foi então que Luxemburgo chegou ao Real Madrid, liderando os ‘Galácticos’ que tinham Luís Figo, Beckham, Roberto Carlos, Zidane. Mas o trabalho não foi o esperado e o treinador acabou rebaixado depois de um ano.
Luxemburgo retornou ao Brasil e passou a última década com trabalhos pontuais e conquistando apenas estaduais. Seu último título foi o Campeonato Paulista de 2020 com o Palmeiras.
Ao todo, Luxemburgo conquistou 23 títulos estaduais e regionais, 7 títulos nacionais, além da Copa América com a seleção. Ele também treinou o Palmeiras na primeira fase da Libertadores de 2020, que acabou com título do Verdão já sob o comando de Abel Ferreira.
Subscrever a nossa newsletter

