Às vésperas de um clássico contra o Palmeiras, o Santos viu o cenário ficar ainda mais complicado no Brasileirão. Ao chegar à capital paulista para a partida da noite desta quinta (06), o Vitória batia o Internacional por 1 a 0 e ultrapassava o Peixe na tabela, recolocando o Alvinegro na zona do rebaixamento.
A diferença neste momento é de um ponto para o time baiano, com o Santos tendo dois jogos a menos. O problema está justamente no calendário santista, que promete ser bastante complicado para evitar que o time seja rebaixado pela segunda vez em sua história: dos oito jogos, cinco são contra times do G4 e três contra adversários diretos.
As duas partidas a menos que o Santos tem são dois confrontos contra o Palmeiras, líder do campeonato. Hoje o duelo acontece no Allianz Parque e sem Neymar, que foi orientado a não se expor ao gramado artificial do estádio alviverde, enquanto na próxima semana, mais exatamente no dia 15, o jogo contra o Palmeiras será na Vila Belmiro, uma partida atrasada da 13ª rodada. Esse jogo foi remarcado para o meio de uma Data Fifa, o que pode significar muitos desfalques para o grupo comandado por Abel Ferreira.
Entre esses dois jogos, o adversário será ninguém menos que o Flamengo, vice-líder, no Maracanã. O time rubro-negro persegue o Palmeiras e hoje está na torcida pelo Santos, para impedir que o rival abra três pontos de vantagem na busca pelo título nacional.
Confira a tabela completa do Brasileirão
Depois dessa sequência, o desafio será mais um jogo contra um time do G4: o MIrassol. No primeiro turno, jogando no interior paulista, a surpreendente equipe estreante venceu por 3 a 0 contra o time que tinha Cléber Xavier como treinador e Neymar em campo.
Entre a 35ª e a 37ª rodada os adversários estão na parte inferior da tabela, com duelos que podem ser considerados diretos contra Internacional, em Porto Alegre, e Juventude, em Caxias, recebendo o Sport em meio a esses encontros, mas com o time pernambucano virtualmente rebaixado.
Para fechar o campeonato, o duelo será contra o Cruzeiro, atual terceiro colocado que ainda tem pretensões de brigar pelo título. Até lá, a Raposa pode ainda estar viva na disputa, com esperanças de ficar com a taça, ou já estar com sua situação resolvida, com vaga na Libertadores e de olho na disputa da Copa do Brasil que virá logo a seguir.
Esperança no passado
Como ainda não se encontrou com o Palmeiras no campeonato, o torcedor santista olha para o que o Peixe fez no primeiro turno nestes seis jogos, tentando projetar o que pode acontecer. E o retrospecto não foi necessariamente ruim.
O Santos conseguiu vencer o Flamengo por 1 a 0, o Juventude por 3 a 1, e o Cruzeiro, de virada, por 2 a 1. Além da derrota diante do Mirassol, o Peixe perdeu para o Inter por 2 a 1, e empatou com o Sport em 2 a 2 depois de sair perdendo por 2 a 0.
Com os 10 pontos conquistados nesta sequência no primeiro turno, o Santos chegaria aos 43 e possivelmente conseguiria escapar de uma queda, já que a projeção deste ano é de que seja possível escapar sem o “número mágico” de 45 pontos – e ainda restariam os jogos contra o Palmeiras nesta equação.

