Em 2024 Tite causou polêmica ao defender o Carioca como o estadual “mais forte” do Brasil. A opinião pode ser subjetiva, mas a realidade mostra que a disputa é dura para os quatro grandes… Ao menos nas rodadas iniciais. O fim de semana terminou com o Flamengo na lanterna em seu grupo, derrotas de Fluminense e Botafogo e empate do Vasco.Veja TambémCom um a menos, garotada do Fla não segura Volta Redonda e perde mais uma no Carioca
Nada que seja novidade, embora o motivo para preocupação seja real pelo novo regulamento. Em 2025, o Rubro-Negro passou por situação semelhante – somava apenas um ponto em três rodadas, empatado em pontos com o Bangu na lanterna (não havia a divisão por grupos).
A terceira rodada de 2025, por sinal, terminou sem vitórias dos quatro grandes cariocas. Três deles em situação de força evidente, classificados na época para a Copa do Mundo de Clubes, disputada mais tarde e com bons resultados do trio.
Embora com o time Sub-20, a derrota para o Volta Redonda foi dolorosa para o Flamengo. Afinal, nenhuma versão rubro-negra havia sofrido revés tão pesado contra o Voltaço na história.
Maior risco de rebaixamento para o Fla?
No final, mesmo na parte de baixo da tabela, Flamengo e Fluminense se recuperaram e fizeram a final do Carioca de 2025. O Rubro-Negro terminou com o título, comprovando o favoritismo inicial no torneio. Mas o regulamento em 2026 é diferente, e simplesmente pode não haver tempo para reagir.
Com um calendário inchado pelas disputas da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana neste início de temporada, o Flamengo teve um jogo antecipado e tem uma partida a mais que seus concorrentes no grupo B do Carioca. Para piorar, faltam agora apenas três jogos na fase, com dois clássicos, contra Vasco e Fluminense. O time principal ainda não fez sua estreia na temporada e, ao menos na teoria, deveria ter Brasileiro e Copas como prioridade.
A situação pode mudar. Os dois piores times de cada grupo vão disputar o quadrangular do rebaixamento. Quem ficar em último será rebaixado no Carioca. O risco de uma queda do Flamengo é pequeno, considerando a desproporção de forças e a expectativa pela estreia da equipe principal. Mas ser obrigado a jogar um torneio contra o rebaixamento no estadual, e com jogos no meio da maratona de partidas mais importantes, pode causar um estorvo inédito para o time rubro-negro.
Filipe Luís pode se ver forçado a rever prioridades e a tomar decisões sobre em que jogos poupar atletas mais cedo do que era o esperado. O atual campeão brasileiro e sul-americano começa 2026 com uma dor de cabeça impensável até pouco tempo atrás: o receio do rebaixamento no próprio estado.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

