Os últimos 10 dias foram de muitas felicidades para Francesco Pio Esposito, atacante de 20 anos da Internazionale. Foi nesse intervalo que o jovem marcou pela primeira vez um gol pela seleção italiana e também o seu primeiro tento em uma partida da UEFA Champions League. Definitivamente é um nome a se ficar de olho para o futuro.
Centroavante alto e esguio, Francesco Esposito fará sua primeira temporada completa na Internazionale depois de ser o artlheiro do Spezia na Serie B da última temporada. Nesta terça-feira, 21, o jovem viveu a sua primeira grande noite europeia, com um gol e uma assistência na goleada contra o Union St-Gilloise.
A sua primeira grande noite aconteceu em rara chance como titular da Internazionale, suprindo o desfalque de Marcus Thuram. Bonny, titular e decisivo no fim de semana contra a Roma, dessa vez ficou no banco. Francesco foi útil ao ataque durante todo o jogo, mas pecou no nervosismo e perdeu duas boas chances de marcar, a segunda de maneira inacreditável. No entanto, aos 31 minutos do segundo tempo, foi um típico centroavante e concretizou a goleada Nerazurri.
Em oito partidas até aqui na temporada, essa foi apenas a segunda de Francesco Esposito como titular – a outra oportunidade foi contra o Ajax também na Champions League. Em outras partidas, atuou sempre por menos de 30 minutos e marcou um gol contra o Cagliari.
O gol na Champions League veio poucos dias depois de Francesco Esposito comemorar uma outra primeira vez. Na Data-Fifa de outubro, em sua segunda convocação para a seleção da Itália, ele substituiu ainda no primeiro tempo o lesionado Moise Kean e marcou aos 74 minutos o gol da tranquilidade na vitória contra a Estônia.
Mas a reação de Francesco Esposito foi mais fria do que o esperado. “Este é apenas o começo”, afirmou em entrevista à Sky Italia. “Sou uma pessoa muito autocrítica que não gosta de se contentar [com menos]”.
É praticamente certo que Francesco Esposito vá estar na convocação da novembro, quando a Itália vai definir se garante seu retorno à Copa do Mundo depois de ficar de fora das edições de 2018 e 2022. Em caso positivo, o jovem da Internazionale também sonha com uma vaga entre os convocados para o Mundial.
Vale mencionar que Francesco Esposito sempre foi figurinha carimbada na seleção italiana de base, atuando na Eurocopa sub-29 de 2022 e no Mundial sub-20 de 2023, com um gol marcado em cada competição.
Venceu ‘briga’ com o próprio irmão
Uma situação inusitada aconteceu na Copa do Mundo de Clubes disputada nos Estados Unidos, em junho deste ano. Francesco Esposito dividiu o comando de ataque com o seu próprio irmão, Sebastiano Esposito. Na época, os dois haviam acabado de voltar de empréstimos e buscavam um lugar na equipe da Inter para essa temporada.
Pela Internazionale, Sebastiano Esposito teve mais chances, com uma sequência de 14 jogos em 2020, quando marcou seu primeiro gol como profissional. Mesmo ainda com 22 anos, ele já foi emprestado a Spal, Venezia, Basel, Anderlecht, Bari, Sampdoria e na última temporada fez 10 gols na elite italiana defendendo o Empoli. Foi o desempenho recente que o rendeu nova chance na equipe de Milão.
Já Francesco Pio é tratado como um jogador bastante talentoso e brilhou pelo sub-19 da Internazionale, além de ter 10 gols em 27 jogos pela seleção italiana de base. O jovem de 19 anos atuou por empréstimo no Spezia nas últimas duas temporadas e brilhou.
Francesco marcou um gol na Copa do Mundo de Clubes, contra o River Plate, o que seu irmão mais velho não conseguiu. Sebastiano acabou emprestado para o Cagliari e ainda não marcou gol na temporada. Os irmãos se reencontraram em campo há menos de um mês, com gol de Francesco na vitória por 2 a 0 da Internazionale.
Subscrever a nossa newsletter