Qualquer reação seria improvável, mas agora a matemática afirma: o Paysandu é o primeiro time rebaixado para Série C de 2026. Nesta sexta-feira, 31, pela 35ª rodada da Série B, o Papão até abriu o placar, mas levou a virada do Atlético Goianiense e perdeu por 2 a 1.
Com 5 vitórias, 12 empates e 18 derrotas, o Paysandu tem 27 pontos e está na lanterna da Série B. Restando mais três jogos a fazer, a equipe do Pará está 10 pontos distante do Athletic, primeiro time fora do Z4. Já o Atlético Goianiense, com 51 pontos, é o nono e mantém vivo o difícil sonho de chegar no G4 até o fim da competição.
Emoção nos acréscimos
O Atlético Goianiense assustou logo no início da partida, com cabeçada de Tito, livre, para boa defesa do goleiro Matheus Nogueira. O time da casa teve mesmo uma largada forte e apareceu no ataque com bastante frequência, pecando apenas na falta de pontaria na tentativa de tirar o zero do placar.
O Paysandu surpreendeu e cresceu. Aos 19, Marlon Douglas quase marcou ao completar cruzamento na segunda trave. Paulo Vítor salvou com um tapa para fora. A resposta do Atlético Goianiense também foi com lance perigoso. Aos 22, Jean Dias soltou a pancada em cobrança de falta, a bola desviou no meio do caminho e Matheus Nogueira espalmou.
As duas equipes não economizaram nas finalizações e chegaram com frequência no campo de ataque. O Atlético Goianiense que ficou bem perto de marcar, novamente com Jean DIas. O atacate recebeu bola ajeitada por Lelê, bateu chapado e a bola saiu tirando tinta da trave.
Mas no lá e cá, o Paysandu que teve um pênalti a seu favor Aos 40, Anderson Leite bateu, parou no goleiro, mas mandou para a rede logo no rebote. O gol, no entanto, acabou anulado por invasão após longa checagem do VAR.
Só que aos 47, após bate rebate na área pelo alto, Garcez cabeceou para o fundo da rede, e agora sim, colocou o Papão na frente. O Dragão ainda acertou o travessão com Danielzinho na reta final do primeiro tempo.
Papão dá adeus a Série B
Atrás do placar, o Atlético Goianiense retornou para o segundo tempo com três substituições e com pressão no ataque em busca do empate. Lelê apareceu bem posicionado para completar as jogadas, mas sem capricho na finalização. Aos 10, livre, o atacante cabeceou justamente onde estava o goleiro Matheus Nogueira.
Mas a pressão do Atlético Goianiense não demorou a surtir efeito e o gol de empate saiu justamente dos pés de Lelê. Aos 16, Robert soltou a pancada de longe, a bola desviou no meio do caminho e o goleiro rabateu para frente. Lelê apareceu sozinho e só empurrou para o fundo da rede.
Ainda sonhando com uma reação na Série B, o Paysandu foi para o ataque. Aos 23, quando Pedro Henrique soltou uma pancada de muito longe e Paulo Vitor foi no alto para fazer grande defesa. Pouco depois, Garcez ganhou no alto após cruzamento na área e cabeceou firme, acertando a trave.
O jogo esteve aberto e o Atlético Goianiense que foi fatal. Aos 32, após troca de passes tranquila já dentro da área, Lelê acionou Robert Santos, que abriu espaço para canhota e chutou no cantinho para decretar a virada. O gol foi um baque para o Paysandu, que pareceu não ter forças para reagir e ficou mais perto de sofrer um novo gol do que empatar. O apito final confirmou o rebaixamento.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

