O Palmeiras quer a redenção depois de três vice-campeonatos em 2025. Após bater na trave em Paulistão, Libertadores e Brasileirão, o Palestra busca voltar ao caminho dos troféus, como tem sido nos últimos anos. Os investimentos são mais que uma realidade no Allianz Parque, assim como os resultados, mas fato é que faltou algo a mais para o clube alviverde.
Como tem sido rotina nestes últimos cinco anos, Abel Ferreira segue na beirada do gramado do Allianz Parque em busca de mais taças para o Palestra. A dificuldade em busca do tetracampeonato é uma realidade, mas não é algo que assombra os comandados do treinador português, e o Paulistão é a porta de entrada para fazer uma grande temporada.
Um campeonato como os demais
Abel Ferreira está em sua sexta temporada no comando do Palmeiras. O comandante português passou por muitas conquistas, como as duas Libertadores, os dois Brasileirões e os três Campeonatos Paulistas, mas o grande e extenso currículo não serve como algo que coloque a equipe na frente das demais. O estadual é um campeonato como todos os outros, uma oportunidade de conquistar taças e começar 2026 com o pé direito.
“Ganhar o Paulista e ganhar a Libertadores dá o mesmo trabalho. Vamos encarar esta competição como sempre fazemos. De qualquer maneira, temos de nos adaptar, arranjar soluções e aproveitar este período para dar oportunidade a todos os jogadores. Vai ser humanamente impossível escolher uma equipe. Vamos entrar em todos os jogos com a mentalidade de jogar para ganhar até o último segundo”, disse Abel Ferreira, em exclusividade à oGol.
A busca por mais uma taça estadual passa por desafios, como a rotação do elenco, o teste de jogadores da base e o investimento massivo no mercado de transferências. Além destes já citados, o calendário de oito jogos em 40 dias e de adversários bem estruturados preocupa. O Palmeiras enfrentará Portuguesa, Santos, Mirassol, Novorizontino, São Paulo, Botafogo-SP, Corinthians e Guarani em busca da 27ª taça do Paulistão.
Um grande elenco com poucas mudanças
O elenco palmeirense, por si só, já é uma máquina. O clube teve de procurar poucos reforços para reforçar as lacunas estabelecidas na pré-temporada. A única adição será o meio campista Marlon Freitas, que chega do Botafogo, rival direto pelo Brasileirão e pela Libertadores, por 5 milhões de euros, em busca de, enfim, solucionar a lacuna deixada por Richard Ríos, que foi jogar no Benfica.
Em contrapartida, o Palestra se desfez de algumas de suas peças importantes na temporada de 2025. Nomes como Aníbal Moreno e Micael, não titulares mas com importância na rotação do elenco, deixaram o Allianz Parque. Fato é que o Palmeiras manteve sua força alta e ainda a aumentou com o meia do Glorioso.
“Temos muitos objetivos pela frente, é um ano importante para todos nós aqui. Sempre nosso foco e nosso objetivo é brigar para ganhar. Estamos há alguns anos chegando nas finais, ganhando, competindo sempre bem. Estamos trabalhando de uma forma muito séria. Temos poucos dias de preparação. Vamos fazer o nosso melhor no primeiro jogo, buscar a primeira vitória e depois seguir por esse caminho”, disse Gustavo Gómez, também em fala exclusiva à oGol.
Chegadas: Marlon Freitas (ex-Botafogo)
Saídas: Micael, Aníbal Moreno e Gilberto Júnior
Craque: Vitor Roque
A esperança alviverde é que Vitor Roque siga em grande fase para que o Palestra volte ao caminho dos troféus. Grande reforço de 2025, o atacante demorou a engrenar, mas quando voltou à boa fase não parou de acumular bons resultados. Em 56 jogos, foram 20 gols e cinco assistências e uma parceria com Flaco López que animou toda a torcida. A esperança alviverde é de continuidade para 2026.
Fique de olho: Riquelme Fillipi
Riquelme Fillipi é mais um encanto da Academia. Depois de Endrick e Estêvão, Riquelme deve ser a próxima joia alviverde a despontar ao futebol mundial. Em 2025, pela equipe sub-20 do Palestra, o ponta esquerda marcou 23 gols e deu quatro assistências em 42 jogos. Com o histórico de Abel Ferreira, de usar a base, o jovem já incorporado no profissional deve ter mais oportunidades, principalmente no Campeonato Paulista.
Expectativa: Briga pelo título
Não há um torneio em que o Palmeiras não entre para brigar pelo título. É certo que o Palestra estará firme na disputa para conquistar o Campeonato Paulista, com a sede insaciável de Abel Ferreira e com uma máquina que empilha bons resultados. A 27ª taça é uma obsessão.
Subscrever a nossa newsletter

