Aos poucos, o Palmeiras vai ficando distante do título brasileiro. O Palestra saiu na frente no Rio Grande do Sul, mas sofreu a virada para o Grêmio, que castigou na segunda etapa com letalidade e dois gols de pênalti, e viu o Brasileirão ficar mais difícil, com o empate do Flamengo no outro jogo. 3 a 2.
A dois jogos do fim do campeonato, o Palmeiras segue com 70 pontos na vice-liderança do Brasileirão, enquanto o Fla tem 75. O Grêmio é o décimo com 46.
Imortal renasce no final
Mesmo com os reservas e longe de São Paulo, o Palmeiras começou perigoso contra o Grêmio. Aos quatro minutos, Felipe Anderson recebeu na entrada de cara para o gol e bateu, mas Wagner Leonardo desviou para escanteio. Com oito, Jefté caiu pela esquerda em velocidade e bateu cruzado, rente ao poste.
O Tricolor Gaúcho tinha dificuldades para sair da defesa, mas passou a encontrar espaços com o decorrer do tempo. Aos 15 minutos, Pavón ganhou campo pela ponta direita e armou cruzamento para a área, mas mandou rasteiro e encontrou Edenilson. O meia vinha de trás e completou de primeira, mas Lomba caiu para defender.
Em resposta, o Palestra subiu suas linhas de pressão e passou a forçar erros, estratégia essa que deu resultado. Passados sete minutos, Sosa recebeu de Jefté na ponta esquerda, livre de marcação, e levantou milimetricamente na área, onde Facundo Torres, também desmarcado, testou para baixo na linha da pequena área e venceu Volpi.
E o clube paulistano seguiu com as linhas altas e aproveitava os erros de saída dos mandantes para assustarem. As chances nem sempre vinham daí, como foi a cobrança de falta de Felipe Anderson para fora, mas principalmente eram da pressão: Sosa roubou no ataque e bateu com desvio, e Facundo arriscou de fora para a defesa do goleiro.
Foi só nos acréscimos que o Imortal, depois de crescer de desempenho e criar boas chances, chegou ao gol de empate. Marcos Rocha cobrou latereio na área, Wagner Leonardo apareceu na primeira trave, deu uma leve casquinha para trás e Amuzu apareceu livre para completar de primeira no canto e estufar as redes de Marcelo Lomba.
Grêmio letal afasta o Palestra do troféu
O Palestra veio para os 45 minutos finais errando passes no campo de ataque e desperdiçando oportunidades de chegar com perigo. A realidade, porém, é que os clubes demoraram certo tempo até assustar, com exceções ao chute fraco de Alysson e à tentativa travada de Maurício.
Foi com 15 minutos que o Grêmio virou o jogo. Em descida pela direita, Marcos Rocha recebeu de Amuzu no fundo e cruzou rasteiro na área buscando Carlos Vinícius, que se antecipou a Emiliano Martínez e foi derrubado pelo volante. Depois de análise no VAR, a arbitragem marcou pênalti e o mesmo centroavante gremista mostrou categoria para deslocar Lomba e marcar.
E por pouco que o prejuízo alviverde não ficou maior poucos instantes depois. Passados quatro minutos, Alysson aproveitou o espaço deixado na ponta direita, avançou com liberdade, saiu cara a cara com Lomba e bateu de canhota, mas o goleiro fechou muito bem o espaço e fez ótima defesa.
O Palmeiras, então, se lançou ao ataque e passou perto de marcar, como foi nas chances de Emiliano Martínez e Facundo Torres, mas o Grêmio castigou. Com 35, Arthur recebeu livre e foi atropelado dentro da grande área por Giay, que foi expulso. A arbitragem marcou a penalidade e Willian deslocou o goleiro para anotar o terceiro gol.
Ainda teve tempo para um tento de desconto do clube alviverde, aos 49. Allan aproveitou a sobra da defesa de Volpi e levantou a bola na segunda trave, onde Benedetti apareceu livre e desviou no segunda poste, para vencer Volpi. Mas a reação parou por aí, com o placar final de 3 a 2.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

