O Palmeiras perdeu para o Flamengo neste domingo (19) e viu o time rubro-negro empatar na ponta do Brasileirão com os mesmos 61 pontos em 28 jogos. A vantagem nos critérios de desempate ainda é favorável ao Alviverde, que tem uma vitória a mais, mas a disputa promete ser intensa até o fim do campeonato.
Se o time de Abel Ferreira é reconhecido por dificilmente tropeçar em jogos contra adversários mais fracos, o desempenho contra a parte de cima da tabela pode fazer a diferença neste momentos. Dos oito jogos que já fez contra os times que hoje compõem o chamado G6, o Palmeiras tem apenas uma vitória, dois empates e cinco derrotas, ficando com cinco dos 24 pontos possíveis, um aproveitamento de 20,8%.
Além das duas derrotas contra o Flamengo (0 a 2 no Allianz, e o 2 a 3 no Maracanã), o Palmeiras perdeu os dois encontros contra o Bahia (ambos por 1 a 0). Contra o Botafogo o jogo na Allianz Parque terminou sem gols na estreia pelo campeonato, e no Rio de Janeiro veio a única vitória, por 1 a 0.
Restam ainda os segundos confrontos contra o Cruzeiro e o Mirassol, que acontecerão nos próximos dias. Contra a Raposa, de quem perdeu por 2 a 1 no Mineirão, o duelo será no próximo domingo (26), enquanto o Mirassol, que arrancou um empate em 1 a 1 no Allianz Parque, vai receber o Verdão no dia 9 de novembro.
Para efeito de comparação, o Flamengo já fez nove jogos dentro do G6, vencendo cinco deles, com dois empates e duas derrotas. Restando apenas o jogo fora de casa contra o Mirassol, na última rodada do Brasileirão, o Fla só não conseguiu bater o Cruzeiro, de quem perdeu fora de casa, por 2 a 1, e empatou sem gols no Maracanã. Com 17 dos 27 pontos possíveis nesses jogos, o aproveitamento do Rubro-Negro é de 62,9% contra os primeiros colocados.