A derrota diante do Cruzeiro no começo de junho, antes de embarcar para o Mundial de Clubes, foi a última do Palmeiras no Brasileirão por mais de quatro meses. Com 11 jogos de invencibilidade (oito vitóiras e três empates), o Verdão entrava de vez na briga pelo título do Brasileirão. Porém, nos últimos nove compromissos, o rendimento caiu muito e a taça já parece fora de alcance.
Desde que perdeu para o Flamengo, no Maracanã, pela 29ª rodada, o Palmeiras até chegou a retomar a ponta na tabela, mas foram apenas duas vitórias nos últimos nove jogos (com mais três empates e quatro derrotas). Os últimos cinco compromissos pioraram ainda mais as coisas: dois empates (com Fluminense e Vitória, no Allianz), e três derrotas (Mirassol, Santos e Grêmio, todos fora).
A sequência de cinco partidas sem vencer é a pior do Palmeiras desde 2023, entre o fim de setembro e meados de outubro, quando teve quatro derrotas e dois empates, sendo as igualdades nos jogos contra o Boca Juniors, que resultaram na eliminação na Copa Libertadores. Olhando só o Brasileirão, cinco jogos sem vencer aconteceu ainda um pouco antes, com três empates e duas derrotas entre o fim de junho e meados de julho daquele ano. (Confira aqui o calendário de jogos do Palmeiras em 2023)
Só dois times foram pior
Com o calendário do Brasileirão todo desorganizado por adiamentos e antecipações (a derrota para o Santos, por exemplo, foi em jogo válido pela 13ª rodada, “ensanduichado” pelos compromissos da 33ª e da 37ª rodada), observamos apenas os últimos cinco compromissos de todas as equipes do Brasileirão, e apenas dois times se sairam pior que o Palmeiras.
Enquanto o Flamengo, rival na busca pelo título, acumulou 10 pontos (três vitórias, um empate e uma derrota) e ficou com a segunda melhor campanha neste recorte (o Botafogo somou 11 pontos, com três vitórias e dois empates), o Palmeiras somou apenas dois pontos e teve o terceiro pior desempenho.
Nesta tabela, apenas Vasco e Sport estariam atrás do Verdão, já que perderam todos os últimos cinco jogos que fizeram, sendo que o time pernambucano vem de oito derrotas seguidas e não vence uma partida há 13 rodadas.

