Depois de um 2025 de pouco sucesso, o Grêmio busca fazer melhor na próxima temporada e como pontapé inicial anunciou a contratação do técnico Luís Castro. O português ex-Botafogo e Al Nassr chega ao Tricolor Gaúcho para substituir Mano Menezes, que deixou o clube em comum acordo nos últimos dias.
BEM-VINDO À NOSSA CASA! ???????? Um treinador vencedor em um time Imortal. Este é Luís Castro, o novo técnico do Grêmio!
Que 2026 seja de vitórias e conquistas. Juntos, para o que der e vier! pic.twitter.com/MlmAkUgP0W
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 12, 2025
A negociação entre Grêmio e Luís Castro fluiu rapidamente e foi finalizada na quinta-feira, 11, restando apenas a assinatura do contrato nesta sexta-feira, 12, e o anúncio oficial. Essa é a segunda passagem do treinador pelo futebol brasileiro, já que esteve no Botafogo entre 2022 e 2023.
No Botafogo, Luís Castro venceu 42 vezes em 79 partidas disputadas e deixou o clube liderando com folga o Campeonato Brasileiro de 2023 para aceitar um convite do Al Nassr, feito pelo seu compatriota Cristiano Ronaldo.
Desde que deixou o Botafogo em 2023 como líder do Campeonato Brasileiro, Luís Castro passou pelo Al Nassr – de Cristiano Ronaldo – mas foi foi demitido sem títulos, apesar de ter 44 vitórias em 63 jogos. Neste ano, foi alvo de Atlético Mineiro, Vasco e Santos, mas não retornou ao Brasil e rumou para um trabalho curto no Al Wasl, com apenas 14 partidas.
Luís Castro tem 64 anos e começou sua carreira em clubes menores de Portugal. Em seguida, ele comandou Porto B, Chaves, Vitória de Guimarães, Shakhtar Donetsk e Al-Duhail até chegar ao Botafogo.

