Mesmo sendo o principal nome da seleção brasileira nos últimos anos e de estar em sua segunda passagem pelo Santos, Neymar vai se apresentar no gramado do Maracanã apenas pela nona vez na carreira. Curiosamente, o jogo deste domingo (09) será o primeiro do camisa 10 do Peixe contra o Flamengo em um dos mais tradicionais palcos do futebol mundial.
Esta será apenas a terceira vez que Neymar pisará no gramado do Maraca com a camisa santista, sendo que nas outras duas vezes o adversário foi o Fluminense (em 2009 e em 2025). Nos sete jogos que fez na carreira contra o Rubro Negro, seis tiveram o Santos como mandante e na ocasião em que o Flamengo jogava em casa, no empate em 1 a 1 em 2011, o palco foi o Engenhão, já que o Maracanã estava fechado para obras visando a Copa do Mundo.
O outro jogo fora da Vila foi justamente o que decretou o fim de sua primeira passagem pelo Peixe, no empate sem gols em 26 de maio de 2013, quando o estádio escolhido foi o Mané Garrincha, em Brasília.
Bom retrospecto contra o Flamengo
O Flamengo é o sétimo adversário brasileiro que Neymar enfrentou mais vezes (sete jogos, assim como contra o Avaí e Cruzeiro), e é o segundo em que o camisa 10 tem melhor média de gols marcados (0,71 gol por jogo, assim como contra a Raposa, e atrás apenas do São Paulo, com 0,81).
Além disso, as lembranças desse duelo são boas, mesmo com um retrospecto dividido em duas vitórias, três empates e duas derrotas, com gols em quatro desses jogos, sendo todos eles nos últimos cinco confrontos.
Em 2011, o terceiro encontro terminou com a segunda derrota santista, mas o jogo na Vila Belmiro entre Neymar e Ronaldinho Gaúcho terminou com o placar de 5 a 4 para o Flamengo, com dois gols do santista e três do “Bruxo”. O jogo é até hoje festejado como um dos melhores da história do futebol brasileiro.
Se no primeiro turno de 2025 não tivemos a chuva de gols de 14 anos atrás, Neymar ao menos saiu com a vitória por 1 a 0, marcando o gol do triunfo nos minutos finais e tendo essa como sua melhor atuação após o retorno ao futebol brasileiro.
Retrospecto no Maraca
Se pelo Santos foram apenas dois jogos no mais famoso estádio do mundo (uma vitória e uma derrota contra o Fluminense), com a seleção brasileira foram seis jogos (três vitórias, dois empates e uma derrota).
Foi nesse estádio que Neymar comemorou o título da Copa das Confederações de 2013, com um gol na vitória por 3 a 0 contra a Espanha, e o ouro olímpico em 2016, com o gol brasileiro no empate contra a Alemanha, e convertendo o pênalti decisivo.
Porém, a última decisão lá foi na Copa América de 2021, quando o Brasil perdeu para a Argentina por 1 a 0.
Momento complicado
Enquanto a partida é importante para o Flamengo se manter na cola do Palmeiras na briga pelo título do Brasileirão, a meta do Santos é outra. Com a derrota no meio de semana e o triunfo do Vitória, o Peixe voltou para a zona do rebaixamento, aparecendo na 17ª posição com 33 pontos.
O Santos está sem vencer há quatro jogos (duas derrotas e dois empates) e tem apenas um triunfo nos últimos oito jogos (a vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians).
Desde sua boa exibição contra o Flamengo, em 16 de julho, Neymar entrou em campo apenas mais nove vezes, sendo que contra o Fortaleza, no último final de semana, voltava de lesão e foi usado só na metade final do segundo tempo. Nesses jogos, Neymar só marcou em um, fazendo dois na vitória do Santos sobre o Juventude.

