Em seu primeiro trabalho como treinador, o ex-jogador Cesc Fàbregas segue quebrando marcas no comando do modesto Como 1907, time da região da Lombardia, na Itália. Menos de dois anos depois de levar a equipe de volta à elite do futebol italiano – quebrando um hiato de 21 anos – o clube atinge a semifinal da Copa da Itália pela primeira vez em quatro décadas.
A classificação nas quartas de final foi conquistada de maneira épica: nos pênaltis, depois de um empate contra os atuais campeões nacionais, Napoli, no histórico estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles. Depois do 1 a 1 no tempo normal, o goleiro francês Jean Butez defendeu a cobrança de Stanislav Lobotka para fazer o Como avançar.
Com a classificação a equipe de Fàbregas iguala sua melhor campanha da história na Copa da Itália, atingindo a semifinal como conseguiu em 1985/86, há exatos 40 anos. Naquela ocasião a queda veio com um empate e uma derrota diante da Sampdoria. Agora a adversária será ninguém menos que a Inter de Milão, atual líder da Série A. Nesta temporada os dois times já se enfrentaram uma vez, com goleada da equipe de Milão por 4 a 0.
História pode ser feita na Liga
Se no torneio de mata-mata o Como 1907 já quebrou esse jejum de décadas e pode atingir um feito inédito, no Campeonato Italiano as coisas também caminham de forma positiva. A equipe é atualmente a sexta colocada, na frente de rivais como mais nome, como a Lazio e a Atalanta, sensação das últimas temporadas.
Até hoje a melhor classificação do Como no Italiano aconteceu em 1949/50, quando ficou na sétima colocação, curiosamente com os mesmos 41 pontos que soma neste momento (na época a vitória dava dois pontos apenas).
Fàbregas volta a comandar o Como neste sábado, pela 25ª rodada do Campeonato Italiano, recebendo a ameaçada Fiorentina.
Subscrever a nossa newsletter

