Grande surpresa do Brasileirão de 2025, o estreante Mirassol está perto de conquistar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Quarto colocado com 59 pontos – cinco atrás do Cruzeiro e seis na frente do Bahia – a equipe do interior paulista tem o “Maião” como seu trunfo na competição.
Foram 39 pontos conquistados nos 17 jogos realizados no estádio José Maria de Campos Maia, um aproveitamento que ultrapassa os 76,4% dos pontos disputados na cidade que fica a 453 km da capital paulista. Com 11 vitórias e seis empates, o caçula da Série A pode conseguir um feito raro, que também é perseguido pelo Flamengo neste ano: terminar o Brasileirão sem perder um jogo sequer em casa.
Caso não perca nos dois jogos que ainda terá em casa, o Mirassol se juntará ao Grêmio de 2009, ao Atlético Mineiro de 2012, e ao Flamengo de 2019, como únicos times a terminarem edições de pontos corridos sem terem perdido nenhum jogo em seus domínios. Das equipes anteriores, apenas o rubro-negro carioca terminou com a taça, feito que pode repetir nesse ano.
Na próxima rodada o Mirassol vai sair de casa para encarar o Santos e então recebe o Ceará, pela 35ª rodada. Depois de dois jogos como visitante, a equipe de Rafael Guanaes fechará sua primeira participação na elite do futebol nacional em casa mais uma vez, tendo o Flamengo como seu último adversário.
Terror dos rivais paulistas
O Mirassol começou o ano com uma campanha mediana no Paulistão. Segundo colocado no Grupo A, o Leão da Alta Araraquarense perdeu todos os jogos que fez contra os grandes no Estadual, tendo perdido para Santos, São Paulo e Palmeiras na primeira fase, antes de acabar sendo eliminado pelo Corinthians nas quartas de final.
No Brasileirão, a história mudou. A vitória contra o Palmeiras na noite de domingo foi o quarto triunfo contra os maiores clubes paulistas no Maião, que só viu o Red Bull Bragantino sair com um ponto pelo empate em 1 a 1 nos confrontos estaduais. Fora de casa, o Mirassol venceu o São Paulo, empatou com o Palmeiras e perdeu para o Corinthians, tendo ainda o confronto com o Santos na próxima semana, na Vila.

