Não é de hoje que o Milan procura um camisa 9. A aposta em Santi Giménez, até agora fracassada, não resolveu os problemas do time na última temporada. De volta ao clube, Massimiliano Allegri resolveu o problema na atual temporada matando dois coelhos com uma cajadada: encontrou o 9 tão procurado e devolveu o sorriso a quem havia perdido. Rafael Leão voltou a encontrar o protagonismo de outros tempos em uma nova função.
Os números não trazem tanto a noção de que Leão foi um potencial pouco explorado na última temporada, com 12 gols e 11 assistências. Mas quem acompanhou um português de pouco sorriso e muitas imprecisões em campo tinha a certeza que o jogador não estava confortável.
A relação instável com Paulo Fonseca e Sérgio Conceição tampouco ajudou a Leão, que sucumbiu com um coletivo que não funcionou. Eliminado nos playoffs da Champions pelo Feyenoord, o Milan terminou a temporada apenas em oitavo na Serie A.
De volta ao clube, Allegri trouxe de volta o sorrido a Leão, com uma nova função. O ponta se aproximou do gol e virou a referência ofensiva da equipe mais centralizado, como um 9. O sorriso voltou, e junto com ele as redes não pararam de balançar.
Rafael Leão
2025/2026
Atacante – 26 anos
10
Jogos
646
Minutos
6
Gols
1
Assistências
1
0
0
2x
ver mais >
Leão vive o melhor início de temporada da carreira, com 6 gols em 10 partidas, além de uma assistência. Está entre os líderes de passes por ruptura na Serie A e é o quinto em chutes a gol por jogo.
Allegri defende normalmente em 5-4-1, e faz a transição na fase ofensiva em 3-5-2. Rafael Leão flutua no corredor central com Pulisic ou Nkunku, mas tem feito mais movimentos de ruptura e infiltração na área. O atacante explicou a mudança de mentalidade desde a chegada de Allegri.
“Allegri mudou minha mentalidade me colocando mais perto do gol. Na ponta eu às vezes fico muito longe, mas para ser um jogador decisivo você tem de fazer a diferença marcando gols”, explicou.
Com gol de Rafael Leão, o Rossonero venceu a Lazio no fim de semana e assumiu a liderança da Serie A. Leão é o vice-artilheiro da competição, com cinco gols, um a menos que Lautaro Martínez.
Allegri, aos poucos, recoloca o Milan nos trilhos, com a ajuda de um “novo” Leão.

