A nova joia do Athletic Bilbao mantém a cultura do clube com a origem na região basca, mas conta também com raízes brasileiras. Apontado como prodígio em San Mamés, Selton Sánchez fez a sua primeira partida pelo clube na Liga dos Campeões e, no final de semana, estreou como titular em La Catedral.
Filho de mãe brasileira e pai espanhol, Selton nasceu em Durango, cidade na província de Biscaia, dentro do País Basco. O meia de 20 anos fez a sua formação nas categorias de base e despertou nesta temporada a atenção de Ernesto Valverde, sendo promovido ao time principal.
Antes de estrear na La Liga, Selton fez a sua primeira partida profissional pelo Baskonia, clube que pertence ao Athletic e disputa a quarta divisão da Espanha. O basco-brasileiro fez quatro jogos pelo clube até ser promovido ao Athletic B, que disputa uma divisão acima.
Além de ganhar experiência nas divisões de acesso da Espanha, o meia também ganhou destaque pelo time sub-20 do Athletic na UEFA Youth League. Selton marcou um gol e deixou duas assistências em dois jogos, ajudando o clube a assumir a vice-liderança da competição.
O desempenho de Selton levou Ernesto Valverde a promover o amadurecimento do prodígio no time principal. O meia foi relacionado pela primeira vez no duelo contra a Real Sociedad, estreou contra o Newcastle na Champions League e iniciou como titular no final de semana em La Catedral.
Selton atuou 64 minutos na vitória por 1 a 0 contra o Real Oviedo e deixou boa impressão na sua primeira exibição em casa. Comparado nas categorias de base com o estilo do meia Pedri, Selton chama a atenção pela mobilidade no meio-campo e qualidade no passe.
“Ele tem talento, qualidade, não se intimida com a bola e, além disso, trabalha duro. Correu muito. Precisa ficar mais forte e mais decisivo, mas é um passo à frente. Foi um passo muito importante para ele e para nós. Ele vai continuar no time principal”, avaliou o treinador Ernesto Valverde, após a estreia de Selton.
Apesar das raízes brasileiras por parte da mãe, o meia deve seguir a sua origem e defender a seleção espanhola. Selton foi convocado pela seleção sub-18, no ano passado, mas não pode atuar por conta de uma lesão. A estreia pode acontecer em breve, com um novo chamado desta vez para a equipe sub-19.
Subscrever a nossa newsletter

