Há exatos dez anos, em 2 de dezembro de 2015, o jogo entre o sétimo colocado Monaco e o vice-líder Caen, pela 16ª rodada do Campeonato Francês, não atraia tantas atenções, já que o PSG de Ibrahimovic, Cavani e Di Maria estava folgado na liderança. Mas faltando dois minutos para o fim daquele empate em 1 a 1, entrou em campo um jovem que mudaria o futebol francês e mundial: Kylian Mbappé.
Com apenas 16 anos e 347 dias, a então jovem promessa atendeu o chamado de Leonardo Jardim – hoje comandante do Cruzeiro – para fazer sua estreia como jogador profissional, substituindo Fábio Coentrão. Era o início de uma das mais importantes jornadas da atualidade.
Sua primeira participação em gol sairia oito dias mais tarde, com a assistência para El Shaarawy marcar o único gol do Monaco na goleada sofrida diante do Tottenham, pela Liga Europa. Já o primeiro gol demoraria alguns meses, saindo apenas em fevereiro, nos acréscimos da vitória sobre o Troyes, depois de substituir Vágner Love na segunda etapa.
Perto de comemorar seus 27 anos, atacante já tem uma Copa do Mundo em seu currículo – sem falar de um hat-trick na outra decisão que disputou, em 2022 – e é apontado como um dos mais importantes jogadores de sua geração. Em sua segunda temporada com a camisa do Real Madrid, seus números são melhores do que nunca.
Gols como nunca antes
Se naquela primeira temporada da carreira profissional Mbappé marcou apenas um gol, a realidade atual é bem diferente. Na última temporada ele levou a Chuteira de Ouro, como maior artilheiro do futebol europeu, depois de marcar 44 gols em sua temporada de estreia no Real, igualando a marca que fez em seu último ano de PSG.
Os primeiros meses da temporada 2025/26 prometem ainda mais, pois foram 23 gols e três assistências em 19 jogos pelo Real, além de outros cinco tentos e três passes decisivos em quatro jogos com a seleção francesa. Com 28 gols e seis assistências em 23 jogos, é disparado o melhor começo de Mbappé, atual artilheiro de LaLiga e da Liga dos Campeões.
E se 2025 vai terminar sem um novo troféu em sua galeria, esse será seu ano de calendário (de janeiro a dezembro) mais goleador da carreira: restando ainda cinco jogos até o fim do ano para o Real Madrid, já foram 60 gols de Mbappé, abrindo boa vantagem para os 56 de 2022.
Até onde Mbappé irá?
O craque francês entrará em campo nesta quarta-feira (3), em jogo contra o Athletic Bilbao, abrindo a segunda década de sua carreira. A primeira se encerra com números impressionantes.
Jogando por Monaco, PSG e Real Madrid, Mbappé acumula 446 jogos oficiais com 350 gols marcados (média de 0,78 por jogo) e 117 assistências. Pela seleção francesa são mais 94 jogos com 55 gols e 34 assistências.
Seus 405 gols em 540 jogos significam uma média 0,75 gols por partida, pouco inferior à média de Lionel Messi (0,78), e superior a de seu ídolo de infância, o português Cristiano Ronaldo (0,73).
Subscrever a nossa newsletter

