Manolo González tem uma história pouco convencional no futebol. Hoje em La Liga comandando um Espanyol na parte de cima da tabela, teve de conciliar o trabalho de motorista de ônibus municipal em Barcelona com o de técnico nas últimas divisões do futebol espanhol no início de carreira.
Hoje com 46 anos, Manolo é natural da Galícia, mas se mudou para Barcelona com a família ainda jovem. Desde cedo, já almejava ser treinador, trabalhou nas divisões de base do Sant Gabriel e chegou no Badalona aos 25 anos, para trabalhar como técnico também na base do clube. Ajudou a revelar Gerard Moreno, hoje no Villarreal e com passagens pela seleção espanhola.
Só foi assumir a equipe principal em 2014. Conciliava o trabalho como técnico com o de motorista de ônibus municipal em Barcelona. Começava o dia às seis da manhã, de tarde comandava os treinos no clube e chegava em casa já quase na hora de dormir para fazer tudo igual no dia seguinte.
Eventualmente, com o apoio de sua família, conseguiu se afastar do trabalho como motorista de ônibus para focar no futebol. E ficou quase uma década como técnico principal em equipes de divisões inferiores na Espanha.
Em 2023, recebeu a grande oportunidade da carreira ao assumir a equipe B do Espanyol. Na reta final da mesma temporada, recebeu o convite para assumir a equipe principal. E levou o clube de volta para a elite nos playoffs da segunda divisão, tendo entre os comandados Martin Braithwaite, hoje no Grêmio e que acabou o ano como artilheiro da liga.
Pelo contexto dos seus trabalhos até o momento, Manolo sempre mostrou como um dos pontos fortes o trabalho defensivo. Ele não tem vergonha de “estacionar o ônibus” para se defender de rivais mais fortes. É um treinador, também, que administra bem o vestiário e está sempre disponível para ouvir os jogadores.
Na primeira temporada na elite, Manolo conseguiu a manutenção do Espanyol em La Liga. Agora, depois de começar a nova temporada com vitória sobre o Atlético de Madrid, está na sexta colocação e vive, todos os dias, um verdadeiro conto de fadas. O motorista de ônibus que passou décadas nas últimas divisões do país agora é técnico de destaque na elite…
Subscrever a nossa newsletter

