O Primavera é a grande novidade na elite do Campeonato Paulista. Aos 98 anos de idade, o Fantasma estreia na primeira divisão do futebol paulista e já sabe que não terá vida fácil na disputa. Com investimento inferior aos rivais, o clube de Indaiatuba precisa de inteligência no mercado para garantir a permanência.
Para a temporada mais importante de sua história, quando disputa não só o Paulistão, mas a Copa do Brasil também, o Primavera efetivou Rafael Marques como seu treinador principal (antes auxiliar fixo do clube). A meta, nas palavras do próprio comandante, é garantir a vaga na elite para o próximo ano.
Essa é a primeira de uma sequência de matérias preparativas para o Campeonato Paulista. Em contagem regressiva até o começo da competição, oGol postará uma matéria de cada clube da primeira divisão por dia, então acompanhe conosco!
Foco na permanência
Com diferença econômica massiva aos rivais da elite, o Primavera não teve muito como fugir de seu destino. O foco, na elite do Campeonato Paulista, não poderia ser outro: se manter na primeira divisão. Isso é o que fala o comandante do clube, Rafael Marques.
“A gente tem tudo na mão para fazer um bom campeonato. Esse bom campeonato é o quê? É ter os pezinhos no chão, é a permanência. O primeiro objetivo é esse. A gente ainda é o patinho feio para os outros clubes da competição. Mas esse não é o rótulo. É o caminho que a gente vem construindo há alguns anos. A gente está no caminho certo”, disse o comandante em entrevista exclusiva a oGol.
Rafael terá sua primeira experiência como treinador profissional em 2026, logo com a dura missão. O caminho do clube não será fácil: no novo formato, de apenas oito jogos na primeira fase, o Fantasma enfrentará Guarani, Mirassol, Novorizontino, Botafogo-SP, Capivariano, Portuguesa, São Paulo e Noroeste.
Mercado inteligente
O primeiro foco do clube de Indaiatuba no mercado de transferências foi manter a base de 2025, quando o clube foi vice-campeão da Série A2, no primeiro semestre, e também terminou com o segundo lugar na Copa Paulista, nos últimos seis meses do ano. Nomes como Matheus Anjos, Brunão, João Victor e Júnior Caiçara, alicerces da boa temporada, seguem para 2026.
Depois do Campeonato Paulista, o Primavera emprestou alguns de seus destaques, como Lucas Douglas (Inter de Limeira), Victor Hugo (Vila Nova), Kevin (Ferroviária), Luan Martins (Remo), Léo Passos (Ituano), Renato Vischi (ABC) e Luiz Fernando (Rio Branco-ES). Todos os sete retornaram para a Série A1 de 2026.
A busca por reforços se baseia em jogadores que disputaram as Séries B e C do Brasileirão, e essa procura, porém, ainda não acabou. De acordo com Rafael Marques, o clube ainda procura por “mais duas peças específicas”, mas está com “80, 90% do elenco pronto” para a próxima temporada. O importante é trazer jogadores que sigam a filosofia do Primavera.
“Vai ser uma equipe muito competitiva. Quando tivermos a posse, iremos propor jogo. É algo do meu estilo. Vai ser visualmente gostoso de ver o Primavera jogar. Prezamos pela longevidade aqui. Perdendo, ganhando, não muda nada. É o mesmo pensamento, é a mesma filosofia”, disse o técnico.
Chegadas: Yuri Lima (ex-Mirassol), Gabriel Poveda (ex-Vila Nova), Dheimison (ex-Floresta), Thales Oleques (ex-Operário) e Neto (ex-Brusque)
Saídas: João Calheira, Vinicius Ferrari, Ariel, Cleiton, Luis Fernando, Kauan Martins, Tiaguinho, Guty, Vitor Braga, Raphael Luz, Cesinha, Joelson, Kauan Mineiro, Jean Silva, Henan e Miguel Augusto
Craque: Matheus Anjos
Aos 26 anos, Matheus Anjos será, muito provavelmente, o meia armador titular do Primavera. Com passagens de experiência na elite paulista, com passagens por Ponte Preta, Botafogo-SP e Guarani, o meia formado no Athletico está no Fantasma desde 2025. Na última temporada, foram 30 jogos, dois gols marcados e duas assistências. Um desempenho aquém do esperado, mas a experiência de Série A1 deve pesar.
Fique de olho: Brunão
Artilheiro do clube na última temporada, Brunão terá de se provar em sua estreia na elite do Campeonato Paulista. O centroavante passou por clubes como Ferroviário, Sampaio Corrêa e São Bento antes de chegar no Fantasma. Depois de 12 gols em 18 jogos em 2025, o atacante terá uma prova de fogo no nível mais alto de sua carreira
Expectativa: Briga pela permanência
Não há como fugir muito disso. Estreante na elite, o Primavera brigará assiduamente para permanecer na primeira divisão do Campeonato Paulista, pelos motivos já citados anteriormente. O Fantasma não terá vida fácil na elite, mas dará tudo de si para permanecer na primeira divisão.
Subscrever a nossa newsletter

