O Palmeiras abriu a temporada de 2026 com vitória sobre a Portuguesa, no Canindé, por 1 a 0. Luighi acabou por fazer o único gol do jogo, que marcou também a estreia de Marlon Freitas pelo Verdão.
Com um time muito modificado, Abel Ferreira viu seus comandados apresentarem limitações normais de início de temporada, sofrendo mesmo diante de um rival com um a menos em campo o segundo tempo quase inteiro.
Primeiro tempo movimentado
Foi um início de jogo de muito equilíbrio. As primeiras chances de gol só saíram através de cruzamentos, com uma cabeçada perigosa para cada lado. A bola parada também apareceu como arma para o Palmeiras, e Sosa colocou Bruno para trabalhar em cobrança de falta rasteira.
Marlon Freitas, que já estreou como titular, foi conseguindo, aos poucos, dar velocidade para a saída de bola palmeirense. No primeiro bom avanço com bola, Giay arriscou de fora da área, mas mandou por cima do gol.
A Portuguesa conseguiu a resposta em jogada individual de Maceió, que foi se livrando dos marcadores até encontrar espaço para soltar uma pancada de perna direita de fora da área. A bola passou com perigo para Carlos Miguel.
Aos 37 minutos, Maceió recebeu em velocidade nas costas da defesa palmeirense e chegou a colocar na frente de Carlos Miguel. Só que o goleiro conseguiu se recuperar e bloqueou o chute para manter o 0 a 0. Nesse momento da partida, a Lusa crescia no jogo.
Quando o rival pressionava, Luighi conseguiu ser perigoso. Em contra-ataque, o jovem gingou para cima da marcação e finalizou cruzado de perna direita, com perigo. Maurício teve chance mais clara, na área, após cruzamento rasteiro de Jefté, mas chutou mal, por cima.
Em um primeiro tempo instável, o Verdão terminou mais próximo do gol, e ameaçou também com Allan. O jovem fez bela jogada pela direita, levou para a perna canhota e bateu no cantinho. Bruno espalmou para segurar o 0 a 0 .
Expulsão muda quadro
No início do segundo tempo, Igor Torres entrou de sola em Larson e, depois de ser chamado pelo VAR, o árbitro expulsou o jogador da Portuguesa. A partida mudou um pouco de panorama depois disso.
O gol do Palmeiras saiu pouco depois da expulsão. Maurício tabelou com Larson e, já na área, rolou para Luighi apenas empurrar para a rede. O time de Abel Ferreira aproveitou o rival desorientado para marcar.
VERDÃO NA FRENTE!
De Larson pra Maurício. De Maurício pra Luighi. De Luighi pro gol!#PaulistãoCasasBahia pic.twitter.com/ITEUK5B6U7
— Paulistão (@Paulistao) January 11, 2026
A Portuguesa ameaçou pelo alto após o gol, e tentou ser mais agressiva. Maceió, após jogada pela direita, conseguiu penetrar na área e bater forte. Carlos Miguel bloqueou. Apesar de estar com um a mais, o Verdão levou pressão.
Aos poucos, porém, pelas limitações naturais decorrentes da expulsão, a Portuguesa diminuiu o ritmo. Mesmo valente, com direito a ameaça na bola parada perto do fim, sucumbiu diante de um Palmeiras que fez o básico para abrir a temporada com uma vitória magra.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.

