No empate em 2 a 2 com o Mirassol, João Pedro entrou para a história do Brasileirão ao marcar seu primeiro gol com a camisa do Remo na competição. Gol, inclusive, que o Leão Azul não marcava como mandante na elite desde o tento marcado por Cuca, hoje técnico, em 1994.
Nascido em Portugal, mas representante da seleção de Guiné-Bissau, o atacante passou a integrar um grupo restrito de jogadores africanos que já balançaram as redes na principal competição do futebol brasileiro. Com o feito, ele se tornou apenas o 11º atleta do continente a marcar no Brasileirão (conta que não considera atletas brasileiros naturalizados).
Antes de chegar ao Brasil, João Pedro, hoje com 29 anos, construiu grande parte da sua trajetória profissional em Portugal, onde se desenvolveu técnica e taticamente até ganhar projeção e se tornar uma oportunidade de mercado para o Leão do Azul em 2025.
A adaptação ao futebol brasileiro veio de forma gradual, ganhou forma na Série B da temporada passada, e o gol contra o Mirassol simboliza não apenas um marco individual, mas também a consolidação de sua importância dentro do elenco azulino.
A lista de africanos que já marcaram no Brasileirão reúne nomes de peso e passagens marcantes pelo país, como Islam Slimani, Salomon Kalou e, mais recentemente, Yannick Bolasie, que nasceu na França, mas escolheu representar Congo. Confira os jogadores africanos que já deixaram sua marca na competição.
Jogador
Nacionalidade
Clubes
Gols
Salomon Kalou
Costa do Marfim
Botafogo
1
Ricky
Nigéria
América-RJ e Vitória
3
Benjy
Nigéria
Vitória
1
Nuno Robalo
Moçambique
Paysandu
4
Johnson
Angola
Goiás
3
Geraldo
Angola
Coritiba
3
Joel Tagueu
Camarões
Cruzeiro, Coritiba, Santos, Avaí e Botafogo
14
Islam Slimani
Argélia
Coritiba
3
Bastos
Angola
Botafogo
3
Yannick Bolasie
RD Congo
Criciúma e Cruzeiro
8
João Pedro
Guiné-Bissau
Remo
1
Apesar do reconhecimento histórico e do grande feito de balançar as redes no principal escalão do futebol brasileiro, João Pedro sabe que sua missão vai além de estatísticas individuais ou recordes pessoais.
O principal objetivo do atacante é contribuir dentro de campo para manter o Remo na Série A, ajudando o clube a se consolidar na primeira divisão depois de longa temporada afastado.

