Foram 11 meses afastado dos gramados, lidando com uma grave lesão no joelho. Quase um ano depois, Gabriel Jesus voltou a ser titular no Arsenal na partida contra o Crystal Palace, com a classificação para as semifinais da Copa da Liga Inglesa vindo na disputa por pênaltis.
Foram 86 minutos em campo com cinco finalizações, sendo duas dela no alvo e uma, em especial, muito perigosa, com um chute cruzado que foi defendido por Wálter Benítez já nos minutos finais do jogo. Foi a 100ª partida do atacante brasileiro nos Gunners, ainda tentando encontrar seu espaço na equipe de Arteta.
Contratado em 2022 por cerca de 52 milhões de euros junto ao Manchester City, o ex-palmeirense soma 26 gols e 17 assistências com a camisa do clube londrino. Sem conseguir ter uma boa sequência por causa das lesões, e com as várias opções ofensivas do clube, o nome do brasileiro é constantemente associado ao mercado do inverno europeu, mas ainda existem dúvidas sobre o real interesse do clube negociá-lo.
Especulações e concorrentes
Ao olhar o elenco do Arsenal para a temporada, a lista de opções ofensivas é bastante completa. Bukayo Saka é inquestionável pelo lado do campo e jogadores como Gabriel Martinelli e Leandro Trossard têm aproveitado muito bem as chances que tem aparecido. Viktor Gyökeres, Eberechi Eze e Noni Madueke foram grandes investimentos para a temporada, e ainda tem o jovem Nwaneri, Kai Havertz se recuperando de lesão, e o improvável faro artilheiro de Mikel Merino se tornando opção recorrente como atacante.
Dessa forma, a vida de Gabriel Jesus não é fácil para buscar uma posição no time e seria normal vê-lo como uma peça negociável. Notícias sobre um possível interesse do Everton e do Milan surgiram recentemente, além de uma disposição do Arsenal em negociá-lo por uma proposta de 40 milhões de euros. Mas Arteta não quer abrir mão do jogador.
“Não, eu não considero isso (a chance de vendê-lo) e especialmente com a situação que temos atualmente. Acho que Gabby tem muito a oferecer ao time e ele tem provado isso desde os primeiros minutos em que esteve disponível para jogar. Ele se dedicou tanto para estar conosco e agora seu foco é com a gente”, disse Arteta, em entrevista na última semana.
A “situação” referenciada por Arteta era a disputa intensa do clube na busca por títulos relevantes, o que deve exigir muitas opções no elenco. O Arsenal lidera a Premier League com uma perseguição intensa do Manchester City. Além disso, o clube está com 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões, título inédito na galeria da equipe londrina, semifinalista na temporada passada.
Ficar saudável é fundamental
Pouco antes de sofrer a ruptura no ligamento do joelho, Gabriel Jesus vivia um dos melhores momentos de sua passagem pelo Arsenal. Foram três gols na vitória sobre o Crystal Palace pela Copa da Liga Inglesa e, três dias depois, mais dois contra o mesmo adversário, mas pela Premier League.
Depois de marcar outro contra o Brentford, o atacante brasileiro lesionou-se em jogo contra o Manchester United pela Copa da Inglaterra, e começaria uma longa caminhada até sua recuperação.
A lesão não atrapalhou apenas Gabriel Jesus, mas também o Arsenal, que perderia Saka, Havertz, e Martinelli no começo do ano, tendo que apelar para a improvisação de Merino no ataque.
Subscrever a nossa newsletter

