O torcedor do Flamengo chegou a acreditar em uma goleada, mas acabou saindo com uma vantagem mínima na primeira partida das quartas de final da Libertadores, contra o Estudiantes. Só que se depender do histórico, o rubro-negro não tem motivos para perder o sono nesta semana que antecede o jogo de volta, na Argentina.
Pelo principal torneio do continente, o Flamengo fez ontem seu 26º jogo contra um argentino, tendo 14 vitórias, nove empates e apenas três derrotas. Jogando na terra dos hermanos as coisas não ficam tão mais complicadas, com quatro vitórias, seis empates e apenas duas derrotas em 12 confrontos até aqui.
O último revés foi em 2017, mas, curiosamente, em um jogo que significou a eliminação do rubro-negro. Na última rodada da fase de grupos daquela Libertadores, o Flamengo vencia no intervalo, mas permitiu o empate e acabou levando a virada por 2 a 1 no último lance do jogo, ficando atrás dos argentinos e do Athletico Paranaense. Meses depois, o clube chegaria na final da Copa Sul-Americana e acabaria sofrendo de novo, com uma derrota por 2 a 1 diante do Independiente no primeiro jogo e um inútil empate em 1 a 1 no Maracanã.
Desde então, o Flamengo já enfrentou rivais da Argentina em oito partidas, todas pela Libertadores. Foram três vitórias e cinco empates. Resultados que mostram a força recente do Rubro-Negro contra os Hermanos.
Para encontrar uma visita que trouxesse um placar trágico para o Fla – que seria o caso de uma derrota por dois gols ou mais – é preciso voltar em 1998, quando o Boca Juniors de Carlos Bianchi venceu o time de Evaristo de Macedo por 3 a 0 na Bombonera, ainda pela fase de grupos da Copa Mercosul.
O Boca, aliás, foi o responsável pela última derrota do time carioca por mais de um gol pela Libertadores em solo argentino, mas isso foi lá em 1991, quando o Flamengo chegou para o segundo jogo com uma vantagem de ter vencido por 2 a 1 a partida de ida, e acabou levando 3 a 0 da equipe que tinha Gabriel Batistuta como seu camisa 9.
O histórico contra o Estudiantes também é positivo para o Flamengo. Foram nove jogos oficiais, com quatro vitórias rubro-negras, quatro empates e apenas uma derrota, na extinta Supercopa Libertadores de 1994.
Estudiantes e Flamengo está marcado para a próxima quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata. Antes disso, o time rubro-negro defende a liderança do Brasileirão encarando o Vasco no domingo (21), às 19h30.
Subscrever a nossa newsletter