Uma circunstância insólita pode derrubar o América-RN no Campeonato Potiguar. Em campo, a equipe conquistou, até o momento, 14 pontos. Mas uma escalação irregular pode colocar os tricampeões consecutivos na segunda divisão.
A queda foi consumada nesta quarta-feira (4), após empate sem gols contra o Potiguar de Mossoró, o que deixa a equipe do América de Natal com -4 pontos na tabela.
O Mecão era o líder do Campeonato Potiguar com 10 pontos ganhos, quando foi punido pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) com a perda de 18 pontos.
A punição ocorreu por conta da escalação do lateral Elias, que não chegou a entrar em campo, mas foi relacionado para três jogos. O regulamento prevê que jogadores que completarem 20 anos de idade necessitam de um contrato profissional para serem inscritos – no caso de Elias, o atleta ainda possuía contrato de amador.
Para se chegar na punição de -18 pontos, a FNF retirou os três pontos de cada vitória obtida pelo América, bem como a dedução de mais três pontos por cada jogo em que a irregularidade foi praticada.
Nesta quinta-feira (5), o caso será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e ainda pode chegar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), dependendo do resultado.
Caso não tivesse sido punido, o América-RN dividiria a liderança do Potiguar com o ABC, que possui campanha idêntica – quatro vitórias e dois empates em seis confrontos disputados.
A sensação do Potiguar
Ao contrário do tradicional América, uma equipe fundada em 2023, e pouco conhecida até mesmo no estado, vem surpreendendo. O QFC, abreviação de Quinho Futebol Clube, surgiu como uma homenagem ao empresário Francisco Chagas de Souza Ribeiro, pai do presidente e investidor da SAF, Mayfran Ribeiro.
A equipe faturou, no ano passado, o primeiro troféu de sua história. De maneira invicta, o QFC conquistou o troféu da segunda divisão Potiguar e subiu à elite.
Neste ano, a nova equipe do estado possui campanha de quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, justamente para o América de Natal.
Subscrever a nossa newsletter

