Há praticamente quatro meses, no dia 18 de maio, o torcedor da Internazionale sonhava com um fim de temporada histórico. Os nerazzuri brigavam pelo título na Itália enquanto geriam a ansiedade para a disputa da final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, a equipe retorna aos grandes palcos da Europa, mas com uma sensação muito diferente, de um pesadelo que não parece ter fim.
O retorno à Liga dos Campeões será hoje (17), em Amsterdã, na Holanda, contra o Ajax, na Johan Cruyff Arena, a partir das 16h (de Brasília). A volta a um torneio que abriu feridas ainda não cicatrizadas.
Retornando ao fatídico dia 18, um ponto de virada no sonho da Inter. O time de Simone Inzaghi vencia a Lazio pela penúltima rodada do Campeonato Italiano. O resultado, aliado ao empate do então líder Napoli com o Parma, ia garantindo a ponta da tabela de classificação com apenas um jogo por fazer, e contra o Como 1907. Mas, no último minuto da partida, um pênalti deu o pontapé inicial para tudo ruir.
Cinco dias depois do que acabou sendo um empate, a vitória sobre o Como não evitou o vice-campeonato nacional. Mas a pior decepção estava por vir. No último dia daquele mês, o sonho de reconquistar a Champions terminou com uma sonora goleada sofrida diante o PSG. Um retumbante e humilhante 5 a 0, com inédita festa francesa na Allianz Arena.
Uma Inter sem rumo pós-Inzaghi
Hoje a Inter recomeça sua caminhada na principal competição de clubes da Europa, aparentemente, ainda tentando se reencontrar. Sob novo comando, com a saída de Simone Inzaghi e a chegada de Cristian Chivu, a equipe lembra pouco o time que encantou a todos com os duelos contra o Barcelona nas últimas semifinais.
O trabalho de Chivu começou com o Mundial de Clubes, onde teve um empate frustrante contra o Monterrey na estreia, uma virada nos acréscimos contra o Urawa Reds, e a eliminação já nas oitavas de final, perdendo por 2 a 0 diante do Fluminense.
Já na atual temporada, o começo até foi empolgante, com um 5 a 0 contra o Torino, mas logo vieram as derrotas por 2 a 1 contra a Udinese e, no último final de semana, um revés doloroso, com uma última virada sofrida nos acréscimos, contra a Juventus. Por mais que seja apenas o começo da competição, a Inter hoje é a 11ª colocada, já seis pontos atrás dos líderes.
Da equipe do ano passado, poucas peças mudaram. O brasileiro Luis Henrique foi contratado junto ao Olympique de Marseille, mas nesse ano só atuou por poucos minutos na estreia contra o Torino, enquanto Akanji, que veio por empréstimo junto ao Manchester City, foi titular no último final de semana.
Subscrever a nossa newsletter