Um artilheiro grego de brilho tardio pode pintar no futebol brasileiro. O Atlético fez proposta por Giorgos Giakoumakis, atacante que teve brilho tardio na carreira, foi artilheiro na Europa e passou recentemente pelo futebol norte-americano.
Hoje com 31 anos, Giorgos nasceu em Iráclio, uma ilha grega da região de Creta. Vem de uma família cigana e começou a jogar profissionalmente no Platanias Chania, de Creta.
Sua estreia na elite grega foi há 13 anos, em setembro de 2012, vitória do Plantias sobre o Xanthi, por 3 a 2. Mas o início não parecia nada promissor: mesmo em um time sem grandes pretensões, foi reserva nas três primeiras temporadas e na quarta pouco jogou.
O primeiro gol na elite só saiu em 2015, depois de ter passado emprestado pelo Episkopi, na segunda divisão. Em 2016/17, viveu sua primeira temporada de maior protagonismo, com 11 gols em 26 partidas e uma média de 0,42 gol/jogo.
Em seguida, foi a um dos grandes do país, o AEK, mas somou apenas três gols em 48 jogos. Teve de dar passos atrás na carreira primeiro na Polônia, pelo Górnik Zabrze, e depois na Holanda, onde conseguiu, enfim, destaque pelo VVV-Venlo.
Marcou, em uma temporada pelo VVV-Venlo, mais gols que tinha na carreira toda até então: foram 29 tentos em 33 jogos. Foi artilheiro do Campeonato Holandês, apesar de não conseguir evitar o rebaixamento da equipe.
Foi negociado com o Celtic, da Escócia, e manteve a boa média de gols, com 17 em 29 partidas na primeira temporada no país. Foi artilheiro e campeão do Campeonato Escocês, e deixou a equipe na temporada seguinte negociado com o Atlanta United, da Major League Soccer.
Foram 24 gols em 44 jogos no futebol dos Estados Unidos. Giakoumakis ficou em terceiro entre os artilheiros da MLS em 2023 e, em 2024, foi vendido ao Cruz Azul, do México. Passou uma única temporada no país, com 9 gols e 8 assistências em 40 jogos, até voltar para a Grécia.
Na atual temporada, soma 9 gols em 20 partidas pelo Paok. Conseguiu, enfim, ser protagonista em um dos grandes em seu país natal e marcou os primeiros gols em competições europeias (balançou as redes na Liga Europa contra Celta de Vigo e Young Boys).
Emprestado pelo Cruz Azul, pode ser negociado com o Galo, que ofereceu 6,5 milhões de dólares, segundo o jornalista César Luis Merlo.
Atacante forte fisicamente e bom no jogo aéreo, Giorgos traria ao Galo uma característica de um centroavante mais fixo, bom no pivô e com presença de área, apesar de ter capacidade de gerar jogo por dentro. Com a iminente saída de Hulk e a provável de Rony, Jorge Sampaoli parece buscar características diferentes para a próxima temporada.
Subscrever a nossa newsletter

