Em sua segunda temporada consecutiva na elite, a quarta em sua história, o Velo Clube não conseguiu fugir do fardo que o assombrou em 2025. Com uma reformulação completa em seu elenco, o clube de Rio Claro busca se equiparar aos rivais da elite e promete determinação, a fim de seguir na Série A1.
Com o objetivo traçado, o clube do Benitão garantiu que experiência não faltará na campanha de 2026. A ver pelo treinador: tricampeão mundial pelo São Paulo em 2005 como auxiliar, Pintado torna o Velo seu 30º clube na carreira, com uma missão que com certeza renderá esforços significativos.
Por mais tempo na elite
A diferença de investimentos do Galo Vermelho aos demais clubes da primeira divisão é gritante. Não à toa que, nas palavras do próprio treinador, o clube não disputou a Copa Paulista no segundo semestre pela falta de recursos, o que fez o 2025 do Velo ser restrito apenas ao Campeonato Paulista.
“Jogar uma Copinha não te garante um bom Paulista. Isso passa muito por recursos. Na montagem nós avaliamos isso. Montamos uma equipe em boas condições físicas, com atletas determinados e que podem render. Com os recursos que temos, tem que ter análise e assertividade. É um campeonato muito cruel, muito curto. O primeiro objetivo é a permanência”, disse o comandante, em entrevista exclusiva a oGol.
Em seu 30º clube na carreira, Pintado tem experiência de sobra no futebol principalmente no estado de São Paulo. Não à toa que, só dentro do estado, o Velo é o seu 17º clube. E a experiência será necessária para garantir bons resultados nas partidas contra Botafogo-SP, Ponte Preta, Portuguesa, Guarani, Corinthians, Noroeste, Bragantino e Santos.
Reformulação total no Benitão
O Velo Clube passou por uma reformulação total em seu elenco. De todos os atletas que defenderam o time em 2025, apenas seis seguiram para 2026: Mancha, Marcelo Augusto, Mateus Norton Sillas, Lucas Duni e Daniel Amorim. Todos estavam emprestados e retornam ao clube. E, sem um elenco para o segundo semestre, o Galo teve de contratar praticamente um time todo.
Se seis retornaram, 22 não voltarão ao Benitão. São os casos de Dalton, Rennan Siqueira, Léo Campos, Felipinho, Léo Baiano, Jefferson Nem e outros nomes. Em contrapartida, 20 outros jogadores foram contratados para reforçar o elenco numa disputa tão importante como é o Paulistão, e todos sob o mando de Pintado, além de duas promoções das categorias de base (Paulo e Breno Lopes)
“A vontade de crescer do jogador foi um fator muito importante (na contratação), a ideia de construção de uma carreira. Não existe nenhum craque que a gente possa nomear, mas são jogadores muito comprometidos, determinados e que buscam espaço no cenário nacional. Essa é a característica do Velo”, pontuou Pintado.
Chegadas: Léo Steffen (ex-Portuguesa Santista), Paulo Vitor (CSA), Marcelo Carné (Al Jabalain), Betão (Athletic),Islan (CSA), Lucas Mingoti (Floresta), Thiago Timbó (Passos), Ynaiã (Botafogo-PB), Caíque (Ypiranga), Ruan Souza (Pouso Alegre), Adriano Júnior (Manaus), Luiz Otávio (Confiança), Rodrigo (Figueirense), João Lucas (Figueirense), Matheus Firmino (Porto Vitória), Karl (Itabaiana), Jhoninha (Goiatuba) e Rodrigo Alves (Botafogo-PB)
Saídas: Arthur Dreossi, Rafael Ribeiro e Fabio
*Não foram adicionadas as saídas do clube após o Paulistão de 2025, no meio do ano
Craque: Daniel Amorim
Artilheiro do clube no Paulistão de 2025 com seis gols marcados em dez jogos, Daniel Amorim foi emprestado ao Operário para a disputa da Série B e foi o segundo que mais marcou pelo Fantasma, com sete gols. Aos 36 anos, o experiente atacante retornará ao Galo para 2026 e promete seguir como homem-gol do clube de Rio Claro.
Fique de olho: Jhoninha
Ponta de velocidade, Jhoninha chega ao Galo depois de uma boa Série D pela equipe do Goiatuba. Enquanto Sillas surge como segundo expoente principal do ataque, atrás apenas de Daniel Amorim, o ponta de 23 anos brigará pela titularidade e pode ser uma válvula de escape para Pintado, que ressaltou sua importância em conversa com oGol.
Expectativa: Briga pela permanência
O fato de ter um elenco reformulado e a questão financeira colocam o Velo Clube na briga pela permanência na elite. De acordo com o próprio treinador, esse é o objetivo do elenco no campeonato, em primeiro momento. Fato é que, diante de tantas equipes das Séries A e B, o Galo terá vida dura para garantir sua vaga na elite para 2027.
Subscrever a nossa newsletter

