Se o Brasileirão de pontos corridos não tem uma final, todo ano temos aquele jogo que tem cara de decisão. Em 2025 ela acontece neste domingo, às 16h (de Brasília), quando Flamengo e Palmeiras vão se encarar no Maracanã separados por apenas três pontos na tabela de classificação. Uma vitória rubro-negra deixa os dois rivais empatados na ponta, enquanto o Verdão pode disparar caso deixe o Rio de Janeiro com três pontos.
Dominantes não apenas no cenário nacional, mas também no que tange o continente, as duas equipes têm visto a rivalidade crescer e ultrapassar as quatro linhas, com disputas políticas ganhando holofotes graças à acusações de ambos os lados. Mas o que interessa é dentro de campo e nós fomos conferir se alguém pode levar alguma vantagem
No Brasileirão, Mengão tem até tabu a favor
Considerando apenas partidas do campeonato nacional, o Flamengo tem levado a melhor nos recentes duelos. A última derrota do Rubro-Negro contra o Alviverde no Brasileirão aconteceu em 2017 com um 2 a 0 com dois gols de Deyverson, no Allianz Parque.
De lá para cá foram 15 confrontos com oito empates e sete vitórias do Flamengo, sendo a última no jogo de maio, no primeiro turno, com um 2 a 0 do time carioca em plena capital paulista, num jogo que, claro, foi recheado de polêmicas.
Jogando como visitante, o jejum do Palmeiras já beira uma década. O último triunfo aconteceu em junho de 2016, pela sexta rodada do Brasileirão daquele ano. O 2 a 1 alviverde, contudo, aconteceu no Mané Garrincha, em Brasília, deixando a última vitória no contra o Flamengo no Maracanã alguns meses mais distante: foi em dezembro de 2015, também com um 2 a 1, mas que determinou um final de campeonato com a nona posição para o Palmeiras e a 12ª colocação para o Fla.
Definitivamente, uma época bastante diferente
Quando o assunto é decisão…
Desde 2021, cinco encontros aconteceram em momentos decisivos de outras competições. Foram duas decisões da Supercopa do Brasil: em 2021 o jogo terminou em empate em 2 a 2 e o Flamengo levou a melhor nos pênaltis, mas em 2023 o Palmeiras deu o troco e ficou com a taça depois de um 4 a 3.
Na Copa do Brasil do ano passado os dois disputaram uma vaga nas quartas de final. O Flamengo venceu o primeiro jogo, em casa, por 2 a 0, o que tirou um pouco do significado do troco palmeirense com o 1 a 0 feito no jogo da volta.
Confira aqui o raio-x para Flamengo x Palmeiras.
Agora, no maior palco de todos, quem riu por último foi o Palmeiras. Em novembro de 2021 o encontro foi no estádio Centenário, em Montevideo, na final da Copa Libertadores. O Palmeiras saiu na frente com Raphael Veiga e Gabigol empatou já na segunda etapa. O final está na memória de todos os torcedores: falha de Andreas Pereira (hoje no Palmeiras) e gol de Deyverson para dar o título ao Verdão.
Nos últimos 20 jogos, o Palmeiras saiu vencedor apenas três vezes, mas considerando que duas delas valeram taça, o torcedor não tem muito do que reclamar.
Falou em gol, pensou em…
Dentre os personagens que devem estar no gramado do Maracanã nesta tarde, os maiores artilheiros do confronto são Pedro e Arrascaeta, com sete gols cada. O uruguaio, contudo, ainda teve um outro gol contra o time alviverde, logo em seu primeiro encontro, jogando pelo Cruzeiro, em agosto de 2015.
Do outro lado, a artilharia é de Raphael Veiga, que fez seis gols com a camisa do Palmeiras contra o Flamengo. Mas, assim como Arrascaeta, Veiga também tinha uma história pregressa, tendo balançado a rede contra o rubro-negro quando defendia o Athletico Paranaense, no Brasileirão de 2018.
O Flamengo chega para o jogo com o melhor ataque da competição com 53 gols marcados, dois a mais que o Palmeiras, segundo da lista. O Mengão também é dono da melhor defesa, com apenas 13 gols sofridos, 10 a menos que o Palmeiras, terceira melhor defesa.
Na tabela de artilharia, se Kaio Jorge está na liderança com 15 gols, quatro postulantes ao prêmio estarão em ação: Arrascaeta é o vice-artilheiro (14), seguido de Vitor Roque (12), com Pedro aparecendo na quinta posição (11) e Flaco López logo em seguida (10).