Depois de entrar para a prateleira dos campeões da Libertadores como treinador e como atleta, Filipe Luís também deixou o seu lugar reservado em uma lista ainda seleta no Brasileirão. O comandante do Flamengo se tornou com o título desta quarta-feira o sexto a levantar o título nas duas funções.Veja TambémArrascaeta e mais cinco unanimidades: qual a seleção do Brasileirão? Monte a sua!Flamengo iguala Santos de Pelé e mais; confira feitos do campeão brasileiro
Desde a primeira edição do Brasileirão, em 1971, apenas seis treinadores conseguiram repetir a conquista dentro de campo e fora dele. O primeiro a inaugurar a lista foi Paulo César Carpegiani.
Bicampeão brasileiro como meia, com o Inter em 1975 e com o Flamengo em 1980, Carpegiani precisou de apenas dois anos para voltar a conquistar o título novamente, em 1982, desta vez como técnico.
Carpegiani permaneceu como o único a ter alcançado o feito por quase duas décadas, até Joel Santana repetir a façanha com o Vasco. Campeão como jogador cruz-maltino em 1974, Papai Joel conquistou o seu segundo título nacional pelo clube da Colina em 2000, na beira do gramado.
Neste século, outros três personagens importantes do futebol brasileiro encorparam a lista antes de Filipe Luís. Logo após Joel Santana, Emerson Leão liderou o Santos ao título brasileiro, em 2002, e também alcançou o feito, tendo sido vencedor como goleiro em 1972, 1974, 1976 e 1983.
Em 2009, foi a vez de Andrade completar o ciclo com o Flamengo. O ex-meia havia atuado nas conquistas rubro-negras em 1980, 1982, 1983 e 1987, além de ter participado do título do Vasco em 1989.
Por fim, Rogério Ceni foi mais um a ter a sua marca assinada erguendo uma taça pelo Flamengo. Tricampeão consecutivo pelo São Paulo, o goleiro-artilheiro conquistou o seu primeiro título nacional como treinador com o Fla, durante a pandemia.
Além dos seis campeões do Brasileirão, a lista um pouco menos restrita com a inclusão de campeões nacionais antes de 1971. Ênio Andrade, Pepe e Carlos Alberto Torres também levantaram taças como treinador e como jogadores, mas com a primeira conquista sendo alcançada ainda durante o Robertão.
Subscrever a nossa newsletter

