Foi com muito mais dificuldade que o esperado, mas o Brasil garantiu seu lugar nas oitavas de final da Copa do Mundo sub-17.
Nesta sexta-feira, a seleção brasileira encarou o Paraguai e, com um jogador a menos desde os seis do primeiro tempo, precisou da emoção (e coloca emoção nisso) dos pênaltis, após um 0 a 0 no tempo regulamentar, para se manter vivo na competição: 5 a 4. Destaque para o goleiro João Pedro, que defendeu três penalidades na disputa.
Com o resultado, o time brasileiro avança mais um degrau e agora terá pela frente a seleção francesa, que garantiu sua classificação após vencer a Colômbia por 2 a 0.
Expulsão dificulta
O Brasil levou um duro golpe logo aos cinco minutos partida. Logo aos cinco, o zagueirão Vitão, na tentativa de se desvencilhar da marcação, acertou o cotovelo no rosto do adversário e foi expulso. O cartão vermelho foi confirmado após pedido de desafio do Paraguai, que foi acatado pelo árbitro do jogo.
A desvantagem numérica atrapalhou, mas a seleção brasileira mostrou personalidade e tomou a iniciativa, criando as melhores oportunidades da primeira etapa, tanto que o goleiro Matías Fernández foi o nome dos 45 minutos iniciais.
O arqueiro da Albirrojita foi gigante e acumulou boas defesas, especialmente nas finalizações de Kayke, que tentou três vezes, e também de Thiaguinho.
Na volta do intervalo, o time brasileiro manteve o ímpeto, mas levou um grande susto dos paraguaios. Aos 12, após cobrança de escanteio da direita, Aranda foi no terceiro andar e testou com força, carimbando o travessão.
Em resposta, o Brasil chegou a balançar as redes com Ruan Pablo, após bela triangulação pelo meio, mas a tecnologia entrou em ação outra vez e flagrou impedimento do atacante brasileiro.
Na sequência, como era de se esperar, a seleção brasileira sentiu o desgaste de jogar no 10 contra 11 e viu o Paraguai ganhar volume no campo ofensiva, especialmente através da bola aérea. Já nos acréscimos, Buring teve a chance da classificação nos pés para Albirrojita, mas João Pedro foi gigante e fez a defesa.
Um carrossel de emoções na marca da cal
O Brasil começou sofrendo na disputa, com o jovem Luís Eduardo isolando sua cobrança. O Paraguai converteu as primeiras cobranças e deu indícios de que controlaria a vantagem.
Até que na quarta série de cobrança, apareceu a estrela do goleiro João Pedro. A joia do Santos se agigantou e defendeu a batida de Campps. Na sequência, o time brasileiro igualou o placar e levou para as alternadas.
Logo na primeira cobrança alternada, João Pedro foi gigante de novo e parou o chute de Ledesma. Arthur Ryan teve o “match point” em seguida, mas mandou por cima.
Herói da classificação, JP não se deu por satisfeito e defendeu mais um pênalti, agora do atacante Buhring, que facilitou com uma batida à meia altura. Sem titubear, Luís Pacheco converteu na sequência e sacramentou a classificação brasileira às oitavas do Mundial sub-17.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

