Em uma última rodada repleta de emoções, a Série B chegou ao fim com a definição dos quatro clubes que garantiram vaga na primeira divisão em 2026. A primeira equipe a ficar no quase foi o Criciúma, que acabou na quinta posição. O Tigre tem no seu comando o técnico Eduardo Baptista, que pela terceira vez consecutiva acabou na mesma colocação.
Neste ano, o Criciúma de Eduardo Baptista entrou na última rodada dentro do G4 e dependendo apenas de si para concretizar o acesso. O Tigre enfrentou o Cuiabá, fora de casa, e se complicou ao perder o lateral Felipinho expulso antes dos 30 minutos. O Dourado venceu por 1 a 0 e foi o grande algoz. O time catarinense ficou a um gol de empate de jogar a próxima Série A.
“A gente queria muito o acesso. Trabalhamos demais para isso, mas infelizmente as coisas não aconteceram. Pedir desculpa ao torcedor que não acreditou só agora. Acreditou lá atrás, no momento difícil, e deu sempre o apoio. Infelizmente não conseguimos o objetivo. Tentamos e fizemos de tudo, com um grupo extremamente profissional”, disse o treinador após a partida.
Essa é a segunda vez que um time dirigido por Eduardo Baptista fica a 1 ponto do G4 ao fim da Série B. Em 2023, o Novorizontino fez 63 pontos e ficou na quinta posição. Criciúma e Atlético Goianiense, que subiram, fizeram 64.
Já em 2024 a situação foi ainda mais cruel. Novamente com o Novorizontino, Eduardo Baptista chegou a marca mágica de 64 pontos, empatado com o Ceará, que ficou com a quarta posição. No entanto, o clube do interior paulista ficou atrás no saldo de gols. O pior de tudo? Saiu do G4 ao perder por 1 a 0 para o Goiás na última rodada. Um gol de empate garantiria o acesso.
O longo de trabalho de Eduardo Baptista no Novorizontino foi interrompido em março deste ano após o Campeonato Paulista. O treinador foi contratado pelo Criciúma em maio e comandou a equipe em 32 partidas da Série B, com 16 vitórias, 8 empates e 8 derrotas. Antes da sua chegada era apenas 1 vitória em 6 jogos.
Apesar de bater na trave mais uma vez, Eduardo Baptista foi bem avaliado pelo Criciúma, que horas depois da derrota para o Cuiabá anunciou a renovação de contrato com o treinador até o final de 2027.
“Desde quando cheguei aqui, disse que não queria vir para o Criciúma para fazer uma temporada. […] Tenho um desejo grande de poder planejar 2026, tanto em montagem de elenco e quanto uma pré-temporada”, declarou Eduardo Baptista já na entrevista coletiva após o fim da Série B.
Vale lembrar que o Criciúma está fora da Copa do Brasil de 2026 e irá disputar apenas duas competições na próxima temporada: Campeonato Catarinense e Série B.
Subscrever a nossa newsletter

