A 37ª rodada foi com muita emoção na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro e indicou os caminhos para a rodada derradeira, em que serão conhecidos os últimos dois clubes rebaixados para a segunda divisão. No momento, são seis equipes com chances de queda, e duas delas irão se juntar a Juventude e Sport na segunda divisão do próximo ano.
Nesta rodada, Bragantino, Corinthians, Grêmio e Vasco tiveram as confirmações matemáticas que não irão ser rebaixados para a Série B. Por outro lado, Vitória e Internacional perderam e se complicaram na luta contra o rebaixamento, indo para a rodada final dentro da zona maldita.
PJVED13Atlético Mineiro453711121414Santos443711111515Ceará433711101616Fortaleza433711101617Vitória423710121518Internacional4137101116
Os cenários para a sobrevivência
O Atlético Mineiro ocupa a 13ª posição e, com 45 pontos após a derrota para o Palmeiras, ainda pode ser alcançado pelo Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Apesar disso, um rebaixamento é extremamente improvável, apesar de matematicamente possível. O Galo só será rebaixado se perder em casa para o Vasco e Santos, Ceará, Fortaleza e Vitória vencerem seus jogos e o Leão Baiano ainda tirar a diferença de 12 gols no saldo. Cenário absurdo e histórico se acontecesse.
Em seguida, o Santos contou com um hat-trick de Neymar para vencer o Juventude e agora acumula cinco jogos invicto no Brasileirão. Com 44 pontos e no 14º lugar. O Peixe se salva com uma vitória simples em casa contra o Cruzeiro. Se empatar, só cai se o Vitória tirar uma diferença de 10 gols no saldo. Em caso de derrota, só cai se for ultrapassado na seguinte combinação de resultados: Ceará, com empate ou triunfo, Fortaleza e Vitória vencendo. Permanência encaminhada.
O cenário começa a ficar mais desesperador a partir da 15ª posição, com o Ceará somando 43 pontos. O Vozão passou longe do Z4 toda a competição, mas derreteu na reta final e acumula quatro jogos sem vencer, o último deles derrota para o Flamengo no jogo do título. Na última rodada, o clube nordestino recebe o Palmeiras e precisa vencer para ficar tranquilo. Em caso de empate ou derrota, tem que torcer para que entre Fortaleza, Vitória e Internacional, no máximo um time vença seu jogo.
Rival do Ceará, o Fortaleza fez campanha contrária, cresceu nesta reta final e acumula uma invencibilidade de nove jogos. Dado como rebaixado por muito tempo, o Laion deixou o Z4 a uma rodada do fim após a vitória sobre o Corinthians e ocupa a 16ª posição com 43 pontos. Ainda assim, não pode vacilar contra o Botafogo, fora de casa, e precisa vencer para assegurar sua permanência. Em caso de empate ou derrota, tem que torcer para que Internacional ou Vitória não vençam seus jogos.
Abrindo a zona de rebaixamento, o Vitória viu cair sua invencibilidade recente ao sofrer uma goleada por 4 a 0 do Bragantino. O Leão tem pouco tempo para se recuperar moralmente até enfrentar o São Paulo, no Barradão, na última rodada. Se empatar, só se salva caso o Fortaleza perca por 6 gols de diferença. Os demais tem saldo ainda melhor. Ou seja, somente vencer serve para o time baiano. Neste caso, precisa que apenas um dos adversários tropece: Santos, com derrota, Ceará e Fortaleza, pelo menos com empate.
Já o Internacional tem a situação mais difícil da tabela. Depois de ser goleado pelo Vasco e trocar Ramón Díaz por Abel Braga, perdeu por 3 a 0 para o São Paulo e ocupa a 18ª posição, com 41 pontos. O Colorado recebe o Bragantino na última rodada, precisa vencer e fazer muita conta para passar pelo menos dois dos adversários. Santos precisa perder e tirar uma diferença de 7 gols. Ceará precisa perder e se empatar tirar uma diferença de 11 gols. Fortaleza precisa perder e se empatar tirar uma diferença de 2 gols. O Vitória só não pode vencer.
Os jogos da última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro acontecem no próximo domingo, 7, a partir das 16h30, de maneira simultânea.
Os jogos do rebaixamento
Atlético Mineiro x Vasco
Santos x Cruzeiro
Ceará x Palmeiras
Botafogo x Fortaleza
Vitória x São Paulo
Internacional x Bragantino
Subscrever a nossa newsletter

