Hernán Crespo pediu, e o São Paulo vai atrás. Aos 21 anos, o veloz e versátil ponta direita Julián Fernández pode chegar ao Tricolor Paulista para ser mais uma opção de beirada. Cria do Vélez, o atacante argentino não atingiu o potencial esperado no New York City e pdoe ser emprestado para adquirir experiência e rodagem. E é nessa que entra o São Paulo.
O clube do Morumbi enfrenta uma questão financeira delicada e, para reforçar o seu elenco, vai atrás de jogadores emprestados. Julián Fernández pode ser uma peça de reposição para Crespo quando o assunto é velocidade no terço final, visto que Ferreira e Lucca são algumas das poucas opções para o setor.
Um jovem distante de seu potencial
Nascido em Buenos Aires em janeiro de 2004, Julian Fernández chegou muito jovem ao Vélez Sarsfield, para integrar as categorias de base. O atacante de velocidade rapidamente passou a ganhar projeção pela equipe argentina e, com os 18 anos recém-completos, estreou profissionalmente.
Ao lado de nomes como Lucas Pratto e Diego Godín no Vélez em 2022, Julian rapidamente se firmou no elenco profissional do clube. Em sua primeira temporada, foram 43 jogos, quatro gols e duas assistências. Tamanho foi o destaque que o ponta sequer completou a segunda: foram 22 partidas e três tentos antes de mudar de ares.
Em 2023, Julian Fernández chegou ao New York City como uma reposição para Taty Castellanos, antigo alvo de Palmeiras e Flamengo e atualmente companheiro de Paquetá no West Ham. Sua estadia na Terra do Tio Sam, porém, não foi de tanto brilho.
O ponta chegou nos Estados Unidos como um jogador de grande potencial, mas nunca comprovou seu status em Nova Iorque. Tanto que, nem mesmo em 2025, sua melhor temporada na América do Norte, o atleta foi titular. Foram 77 jogos, sete gols e sete assistências em seu período no clube estadunidense, sendo apenas 25 partidas como titular.
Opção ofensiva de velocidade
Fernández é canhoto e se destaca pela velocidade e pela versatilidade. O jovem ponta direita atua, também, pelo lado esquerdo, e não só: o jogador já foi testado como segundo atacante tanto na Argentina quanto nos Estados Unidos, explorando infiltrações e finalizações em jogadas curtas.
É um jogador que sente facilidade no um contra um, com finalização aguçada e sem medo. O atacante marcou alguns de seus gols profissionais dentro da área, mas também arrisca de fora. Não chega a ser um exímio driblador, mas é um atleta de muita velocidade.
O São Paulo busca um ponta de velocidade no mercado, que possa vir por empréstimo, e o argentino se encaixa na posição. Aos 21 anos, Julián pode perder espaço nos Estados Unidos com o retorno de Talles Magno, que estava emprestado ao Corinthians e será mais uma opção ofensiva de velocidade no clube do Grupo City.
Caso chegue ao Morumbi, Julián pode ser testado nas três opções de ataque. Levando em conta o esquema tático adotado por Crespo no início da temporada de 2026, com dois pontas e um centroavante, pode-se esperar que o argentino jogue pelas beiradas, mas utilizá-lo como um “falso 9”, em posição similar à que Gonzalo Tapia vem jogando, pode ser uma vertente.
Subscrever a nossa newsletter

