Dez anos depois, o River Plate voltará a ficar de fora de uma Copa Libertadores. A eliminação do Boca Juniors para o Racing, no domingo, na semifinal do Clausura, confirmou o pior dos cenários em uma temporada melancólica para os Millionarios.
Eliminados justamente para a Academia nas oitavas de final, os comandados de Marcelo Gallardo ainda tinham chances de vaga na Liberta em caso de título de Boca ou Argentinos Juniors no Clausura, ficando com uma vaga na pré-Libertadores como quarto colocado geral. Só que houve duelo direto entre as duas equipes nas quartas e agora os Xeneize caíram nas semis…
A última Libertadores sem o River Plate foi em 2014. O clube viveu uma grave crise estrutural a partir de 2010, que culminou com o rebaixamento em 2011 diante do Belgrano. Os anos seguintes foram de reconstrução.
Matías Almeyda, que recém havia encerrado sua carreira como jogador, assumiu como técnico e recolocou os Millionarios na elite. No fim de 2013, Rodolfo D’Onofrio assumiu a presidência e, em 2014, o clube conquistou o Torneo Final com Ramón Díaz.
Ramón saiu no meio daquela temporada e Marcelo Gallardo chegou para revolucionar o clube, criando a base sólida do modelo de jogo da equipe que seria seguido em todos os times, do profissional até as camadas mais jovens da base.
Apostando também em jogadores jovens e dando espaço para base, o River voltou para a Libertadores com Gallardo em 2015, após um hiato de cinco anos, e foi campeão após um início turbulento, com classificação suada nos grupos e a fatídica oitavas de final contra o Boca que terminou com confusão e vaga decidida sem jogo de volta.
Com Gallardo até 2022, o River foi campeão duas vezes (além de 2015, 2018), foi vice-campeão uma (contra o Flamengo, em 2019) e chegou na semifinal duas.
No retorno de Gallardo neste ano, a equipe caiu nas quartas para o Palmeiras, com 5 a 2 no agregado, e fez campanhas abaixo do esperado também no cenário nacional.
Sem vaga na Libertadores, o River vai voltar a disputar uma Sul-Americana justamente depois de dez anos. A última foi em 2015, quando foi semifinalista. Em 11 participações, os Millionarios foram campeões em 2014 e vice em 2003.
Segundo a imprensa local, o clube dava sinais de que investiria mais de R$ 100 milhões em reforços para a próxima temporada, mas o orçamento pode se adaptar com um cenário internacional diferente. O que deve acontecer, de qualquer forma, é uma reformulação no elenco. Mudanças estão por vir…
Subscrever a nossa newsletter

