Depois de passar um mês todo quase sem deixar os adversários chutarem contra seu gol, o Arsenal atingiu mais uma marca histórica com sua defesa. Uma marca que já durava 122 anos foi igualada com a vitória por 3 a 0, ontem, contra o Slavia Praga: agora são oito jogos seguidos sem que os Gunners sofram um gol sequer.
Na sequência de 10 vitórias, o time inglês não sofre um gol desde os 34 minutos do jogo contra o Newcastle, o qual venceria de virada por 2 a 1, no dia 28 de setembro. A última vez que uma sequência deste tamanho aconteceu foi entre abril e outubro de 1903, nos três últimos jogos da temporada 1902/03 e os cinco primeiros da 1903/04, quando o Arsenal disputava a segunda divisão.
Desta vez a diferença é que todas as partidas aconteceram na mesma temporada e terminaram com vitórias, algo que, dentre os times ingleses, só foi alcançado pelo Liverpool de 1920 e o Preston North End de 1889. Com o jogo de ontem, a equipe de Arteta ultrapassou a sequência de sete jogos do time de George Graham, em 1987, então melhor marca do clube.
Nessas 12 horas e 56 minutos de futebol desde o último gol sofrido, o Arsenal também cedeu poucas chances. Nesses oito jogos “limpos” os adversários tiveram um total de 12 chutes no alvo, sendo que o Brighton, pela Copa da Liga, conseguiu tentar seis vezes, aproveitando-se de um time com muitos reservas.
Zerado na Champions
É preciso voltar para 2018 para encontrar uma sequência de 10 vitórias, sendo que o time daquela época, comandado por Unai Emery, conseguiu 11 entre agosto e outubro. Melhor que isso só em 2002, com Arsène Wenger, quando foram 13 jogos consecutivos com vitórias
E por falar no time de Wenger, foi com o francês a última vez que os Gunners começaram a Champions com quatro vitórias. Na temporada 2005/06, o time que seria vice-campeão começou com cinco triunfos na antiga fase de grupos, mas o time daquela época sofreu dois gols, enquanto o atual ainda está invicto defensivamente.
No jogo contra o Slavia Praga, a sequência quase caiu com um pênalti marcado nos minutos finais, mas o VAR chamou o árbitro e a marcação foi revertida, evitando qualquer risco à meta defendida por Raya.
Na temporada, agora são 16 jogos com 14 vitórias, um empate e apenas uma derrota, marcando 33 gols e sofrendo apenas três – todos eles na Premier League.
Subscrever a nossa newsletter

