Responsável por movimentar mais de R$1 bilhão em suas transferências, João Félix se tornou um sinônimo de flop no futebol europeu. Depois de empilhar temporadas decepcionantes, sempre por grandes camisas, o atacante português deu um passo atrás na carreira, aceitou o desafio na Arábia e reencontrou o seu melhor futebol.
Em julho deste ano, o luso rechaçou um interesse do Benfica e se juntou a Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus no Al Nassr. Na nova casa, cercado de compatriotas, João Félix deixou para trás as frustrações recentes e despertou a sua veia artilheira.
É válido destacar o desnível técnico visto na Liga Saudita, em relação aos clubes defendidos na Europa, mas, João Félix precisou de apenas 12 jogos para superar a melhor marca desde a saída do Benfica.
Pelo Al Nassr, o atacante chegou aos 12 gols marcados em 12 partidas e, aliado às duas assistências compartilhadas, arrancou no clube saudita com média superior a uma participação direta em gol por jogo.
A melhor temporada na carreira de João Félix ainda continua sendo o ano de estreia profissional pelo Benfica em 2018/19. A marca, que deve ser rompida nesta temporada, rendeu ao luso 20 gols e oito assistências em 43 atuações.
Desde então, o atacante jamais conseguiu balançar as redes por mais de dez vezes em apenas uma temporada. Por Atlético de Madrid, duas vezes, e Barcelona, João Félix alcançou os seus anos mais eficientes com uma dezena de gols por ano.
Na temporada passada, o luso conseguiu repetir novamente o desempenho modesto, somando o seu desempenho no Chelsea, no primeiro semestre, e pelo Milan, no segundo.
Nova fase no Al Nassr
A nova fase eficiente coloca João Félix como o atual artilheiro isolado da Liga Saudita. O atacante do Al Nassr marcou nove gols em seis rodadas da competição e disparou na contagem individual. Joshua King, com seis, Cristiano Ronaldo e Julián Quiñones, com seis, e Marcos Leonardo, com cinco, perseguem o português.
Além de evidenciar o momento artilheiro na Liga Saudita, o atacante também é responsável por deixar a sua marca em todas as competições disputadas pelo Al Nassr, até o momento. João Félix também marcou na Copa do Rei, na Supercopa e na Champions League Two.
Para João Félix, o reencontro com as redes não é necessariamente uma descoberta, mas uma retomada, comandada por Jorge Jesus, às suas características do início da carreira.
“Eu trabalho sempre para dar o meu melhor, às vezes as coisas saem, em outras não. Claro que neste contexto é mais favorável, porque estou na minha posição, na que me trouxe ao futebol, que fez um pouco do meu nome no início dentro do futebol. E o time está muito bem, as ideias do mister são boas, favorecem o meu jogo e aos atacantes em geral. É por isso que temos marcado muitos gols, e é um pouco à base disso: a tática e as ideias do mister”, avaliou o atacante.
No novo modelo do Al Nassr, João Félix se tornou o companheiro de Cristiano Ronaldo no comando de ataque com liberdade para se movimentar.
De olho na Copa do Mundo
Talento questionado na seleção portuguesa, João Félix também aproveitou o novo bom momento na carreira para tentar mudar a sua imagem. Próximo da Copa do Mundo, o atacante também ganhou como trunfo a companhia eficiente com CR7.
“Acho que Roberto Martínez está sendo inteligente. Logo no primeiro jogo, colocou os dois para jogarem juntos (Cristiano Ronaldo e João Félix), assim como faz com outros jogadores de outros clubes. As seleções vivem muito dos clubes onde os jogadores estão, pois os treinadores não têm muito tempo para trabalhar com os jogadores e aproveitam esse trabalho dos clubes”, reforçou Jorge Jesus elogiando a dupla.
Na primeira atuação ao lado do companheiro de Al Nassr, João Félix marcou pela primeira vez dois gols em uma partida com a camisa da seleção. Cristiano Ronaldo também deixou a sua marca em dobro na goleada diante da Armênia.
Enquanto CR7 persegue a marca do 1000 gols (faltam 50!), João Félix busca a manutenção do arranque inspirado no futebol árabe para deixar de ser uma eterna promessa e brilhar de vez na carreira adulta, mesmo que longe dos grandes palcos.
Subscrever a nossa newsletter

